BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nanoscopia holografica digital livre de marcação


Infelizmente em ciência, nem todas as boas idéias, ou boas invenções, chegam a se tornar realidade vindo a fazer parte de nossas rotinas. Por vários motivos, alguns projetos inovadores nem sempre são aceitos e acabam não vingando. Felizmente algumas boas idéias se tornam realidade e dentre elas, surge a que vou descrever aos senhores e senhoras logo a seguir. Trata-se de uma importante ferramenta tecnológica, que pode se tornar, em breve, uma novidade de rotina em nossos laboratórios.
Cientistas suíços da Ecole Polythechnique Federale de Lausanne acabam de desenvolver um novo método de aquisição de imagem  denominado “Marker-free nanoscopy by 2π-Digital holographic microscopy (DHM)”, algo como NANOSCÓPIO livre de marcação por Microscopia Holográfica Digital-2π. Trata-se de um “microscópio” capaz de fazer imagens de células e suas estruturas funcionais, sem o auxílio de corantes ou fluoróforos, e ainda em 3D. A nova tecnologia está sendo comparada por alguns cientistas, com o salto tecnológico dado pela televisão, em relação à fotografia. O nanoscópio usado neste método processa figuras obtidas através da captura de imagens refletidas da célula, utilizando-se um laser de baixíssima intensidade. As imagens são então capturadas por holografia e “montadas” por um programa de computador. As imagens construídas promovem resolução lateral de menos de 100 nm e podem ser analisadas em células vivas.  Sem o uso de corantes ou fluorocromos ou a necessidade de manipulação do DNA da célula, como acontece em animais transgênicos (GFP, CFP, RFP, etc.), as análises se tornam mais reais e sem possíveis influências externas promovidas por estas manipulações. Trata-se de uma tecnologia inovadora e promissora! Vamos torcer para que se torne viável e “utilizável” o mais rápido possível.

Link para um dos vídeos mostrando um remodelamento neuronal. Observem que a barra de escala se refere a 1 micrômetro somente:
http://www.nature.com/nphoton/journal/v7/n2/extref/nphoton.2012.329-s3.mov

Marker-free phase nanoscopy
Yann Cotte, Fatih Toy, Pascal Jourdain, Nicolas Pavillon, Daniel Boss, Pierre Magistretti, Pierre Marquet, Christian Depeursinge
Nature Photonics
Vol.: 7, 113-117
DOI: 10.1038/nphoton.2012.329

Post de Ricardo Gonçalves

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: