BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Metabolismo, Imunidade e Inflamação nas montanhas do Colorado




De 21 a 26 de Janeiro estive em um Keystone sobre Metabolic Control of Inflammation and Immunity. O congresso foi em Breckenridge, CO, uma bela cidade do faroeste americano fundada na época da corrida pelo ouro e da “conquista” do oeste americano.

            O evento foi organizado cientificamente por Vishva Dixit, Maya Saleh e Doug Green e foi muito bom (depoimento do Dixit pré-evento aqui). Eu (e alguns colegas) achei que faltaram patógenos e sobrou obesidade e “high fat diet”.  De qualquer forma, o tema está em evidência e as palestras, de maneira geral, reforçaram a importância do metabolismo na imunidade e no desenvolvimento de processos inflamatórios, um tema de grande relevância visto a importância clinica de doenças como diabetes tipo II, arteriosclerose, obesidade, entre outras. Outro tema que também esteve muito em evidência durante o congresso foi a importância da microbiota para o metabolismo, ai fecha-se o ciclo: Microbiota è Metabolismo è Ativação de plataformas moleculares que levam a inflamação e imunidade, que por sua vez vai regular a microbiota.

            Entre os palestrantes estavam: Richard Flavell, Thiru Kanneganti, Jenny Ting, Eicke Latz, Luke O’Neill, Tiffany Horng, Kate Fitzgerald, Stephen Giardin, Skip Virgin, Gabriel Nunes, Janelle Ayres, Michael Karin, e claro, os organizadores científicos. O Flavell, a Kanneganti, e o Doug Green (que foram palestrantes no ultimo congresso da SBI) apresentaram palestras semelhantes às apresentadas aqui no Brasil. Eu particularmente gostei muito da palestra do Skip (Herbert) Virgin, que falou da microbiota viral (um assunto que não compreendemos quase nada) e enfatizou outros temas, entre eles um extremamente importante: “Quando se está interpretando a função de um gene, não se pode inferir sobre o genótipo sem levar em consideração e a metagenômica dos organismos que fazem parte da microbiota...” Isso é particularmente muito importante na pesquisa utilizando animais transgênicos.  

            Outra palestra muito boa -como de costume- foi a do Vishva Dixit, que enfatizou os achados recentemente publicados no artigo da Nature (aqui) que reportam que o receptor Nod-like NLRC4 (antigo Ipaf) é ativado por uma proteína kinase delta, que fosforila um resíduo S533 permitindo a ativação do receptor. Foram apresentados dados recentes que não faziam parte do artigo, entre eles dador importantes nos quais ele mobiliza o inflamassoma composto por NLRC4 e "pull-donw" a proteína kinase delta. Ou seja, no modelo Sensor-Adaptor-Effector tem outros parceiros que promovem modificações pós-translacionais que facilitam a montagem dessas respostas.  Entre os colegas Brasileiros estavam Marcelo Bozza, da UFRJ e Jaqueline Costa da Fiocruz-BA, sem dúvida foi divertido e cientificamente muito rico.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: