BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Autofagia e imunidade: muito além da eliminação de patógenos intracelulares.


Bem Amigos!


Neste post de estréia aqui no SBlogI pensei em uma simples apresentação, visto que a maioria não me conhece. Em seguida, pensei em um post sobre a autofagia, esse assunto tão martelado nas nossas cabeças ultimamente. Logo depois, decidi sobre um post comentando dois artigos que ilustram como a autofagia é determinante em diversos aspectos da nossa biologia celular (esses artigos explicam porque não temos mitocôndrias provenientes dos nossos pais, somente das nossas mães). Faltando apenas um dia para a postagem e com o texto já pronto, decidi mudar tudo e comentar sobre como a autofagia impacta em alguns aspectos da imunologia. Bom, chega de explicações. Missão dada é missão cumprida! Vamos a ela...

Inicialmente descrita como uma simples resposta adaptativa à privação de Nitrogênio em leveduras, nos últimos 7 anos assistimos a uma verdadeira explosão no estudo da autofagia. Para que tenhamos uma idéia mais precisa, em 2004 quando o artigo que deu início a esse fenômeno foi publicado (Nakagawa et al., Science, 2004) era possível encontrar 68 artigos com a palavra autofagia no título. No ano que acaba de se encerrar foram publicados 1057 artigos (Gráfico)!!! Claramente, a autofagia é hoje um dos assuntos mais quentes e eu arriscaria dizer que não existe uma única das grandes áreas da imunologia aonde a autofagia não tenha sido descrita como determinante. A despeito da discussão sobre o real impacto da autofagia na imunologia, atualmente torna-se impossível simplesmente ignora-la sem ao menos dar uma lida em alguns artigos a respeito. Desta forma, preparei um esquema onde resumi (ou pelo menos tentei) o impacto da autofagia na imunologia até o momento e coloquei algumas referências.





Para acesso ao esquema que eu preparei cliquem neste link: http://prezi.com/qpab_dsmjdfa/sblogi/



Grande abraço e um ótimo 2012 a todos!
Leonardo Travassos


Leonardo Travassos

Comente com o Facebook :

6 comentários:

  1. Caro Leonardo, seja bem-vindo. Belo post, parabéns. Eu ainda continuo entendendo pouco, ou quase nada sobre autofagia. Você poderia vir aqui numa segunda feira, a partir de fevereiro, nesse primeiro semestre, e falar sobre autofagia. Esta convidado.
    Se alguém tem algo novo para nos mostrar, sobre autofagia ou não, entre em contato comigo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Legal Leonardo!
    Mas vc não vai contar p/gente por que não temos mitocôndrias provenientes dos nossos pais, somente das nossas mães???

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, seja bem vindo!
    Infelizmente nao consegui vizualizar o link. Diz: something seems to be broken here...
    Será que o problema é com a minha rede?
    Abraço, Lis

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Lis!

    O link funciona aqui...Você já tentou utilizar um outro navegador?
    Abraços,
    Leo

    ResponderExcluir
  5. Eu consegui abrir o link no google chrome sem problemas.

    Muito interessante o post, parabéns!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: