BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Células T NK auxiliares foliculares ajudando células B no desenvolvimento de suas funções

Sabemos que as células T foliculares (Tfh) compõe uma subpopulação de células T CD4+ que são especializadas em auxiliarem células B, iniciando e mantendo os centros germinativos. As células Tfh podem ser identificadas pela expressão de Bcl-6 e do receptor de quimiocina de endereçamento para os folículos, CXCR5, além de outra moléculas envolvidas em interações de células T e B, como por exemplo CD40L, PD-1, ICOS e IL-21.

Como as células Tfh, as células NKT também auxiliam as células B em sua proliferação e diferenciação em células produtoras de anticorpos. No entanto, ainda não sabíamos que as células NKT tinham a capacidade de iniciar reações no centro germinativo; o que foi demonstrado por um grupo de cientistas este mês na Nature Immunology.

Utilizando microscopia multifóton, os pesquisadores verificaram, avaliando em linfonodos intactos, que células NKTfh estabelecem ligações estáveis com células B antígeno específicas, levando a proliferação destas últimas. As imagem são muito bem feitas. Vale a pena verificar! Verificou-se também que as células NKT de camundongos imunizados com alfa-GalCer adotam fenótipo semelhante as células Tfh. Assim, as células NKT passam a expressar altos níveis de CXCR5 e PD-1. As células NKTfh não compartilham somente o fenótipo com as células Tfh, mas também a sua localização. Assim, poucos dias após a administração de alfa-GalCer as células NKT expressando PD-1 e CXCR5 podem ser encontradas nos centros germinativos. Semelhante ao modelo murino utilizado, foi verificada a existência desta subpopulação de células NKT em humanos. Assim, 10% das células NKT presentes nas amídalas co-expressaram PD-1 e CXCR5, além da alta expressão de BTLA e CD57. Da mesma maneira que células Tfh, a formação das células NKTfh é dependente de Bcl6 e da presença de células B, no entanto diferente das células Tfh, a formação das células NKTfh mostrou-se independente de IL-21. E concluindo, os autores demonstraram que como as células Tfh, as células NKTfh induzem a formação dos centros germinativos e que esta formação é sim dependente da presença de IL-21.

Ufa! Muitos dados, muitas figuras e muitos resultados. Espero ter conseguido apontar os pontos principais aguçando a curiosidade daqueles que pretendem fazer uma leitura mais cuidadosa do trabalho.

Abraço e Feliz 2012!

Ref: Chang PP, Barral P, Fitch J, Pratama A, Ma CS, Kallies A, Hoga JJ, Cerundolo V, Tangye SG, Bittman R, Nutt SL, Brink R, Godfrey DI, Batista FD, Vinuesa CG. Identification of Bcl-6-dependent follicular helper NKT cells that provide cognate help for B cell responses. Nature Immunol. 2011 Nov 27;13(1):35-43.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: