BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 10 de abril de 2011

Journal Club – IBA: Batatas Fritas: Inflamam, mas geram memória!!!!

Há evidências que a obesidade leva a um estado inflamatório crônico de baixo grau (1). Você sabia?! E é esta inflamação ESTÉRIL que contribui para o desenvolvimento de desordens metabólicas, como a resistência a insulina e o diabetes tipo 2 (2). Agora, como se dá a inflamação? O recente trabalho do grupo chefiado pelo indiano Vishwa Dixit (3) pode lhe explicar.

Os dados deste belíssimo artigo ressaltam a importância do inflamassoma Nalp3 como mediador da inflamação do tecido adiposo e da resistência a insulina. Os pesquisadores além de relacionar os níveis de expressão de Nalp3 e IL-1β com ganho de peso, observaram que resistência a insulina em animais Nalp3-/- é diminuída mesmo com dieta hipercalórica. Outro resultado intrigante foi a descoberta de um metabólito do ácido graxo agindo como um DAMP (Danger-Associated Molecular Patterns), ativando Nalp3 e levando a expressão de IL-1β e IL-18. Este trabalho foi publicado na seção Research Highlights da Nature R. Immunology e também tema de discussão aqui na Imuno-Ribeirão durante o último Journal Club.

Ainda mesclando metabolismo e imunologia discutimos o artigo “Enhancing CD8 T-cell memory by modulating fatty acid metabolism” (4). Já é descrito que durante a fase de contração da resposta imune, as células T devem retornar ao seu metabolismo catabólico (característico de células de memória) obtendo energia através da oxidação de ácidos graxos. Uma molécula importante para regulação desta oxidação é a AMPK (AMP-activated kinase). Os autores deste artigo demonstraram que o reduzido número de células T CD8+ de memória em animais TRAF6-ΔT estava relacionado com a baixa ativação de AMPK nestas células, e que retomando sua fosforilação através do uso da droga metformina a memória imunológica era restabelecida. A influência da AMPK na geração de células de memória ainda foi demonstrada em um modelo de vacinação, em que o uso da metfomina aumentou a sobrevida de animais desafiados com tumor letal.


Vale a pena ler!!!!Recomendamos!!!


(1) Ouchi, N. et al. Adipokines in inflammation and metabolic disease. Nature Reviews Immunology . 11, 85-96. (2011)

(2) Donath, M. & Shoelson S. Type 2 diabetes as an inflammatory disease. Nature Reviews Immunology . 11, 98-107 (2011)

(3) Vandanmagsar, B. et al. The NLRP3 inflammasome instigates obesity-induced inflammation and insulin resistance. Nature Medicine. 17, 179-188 (2011)

(4) Pearce, E.L. et al. Enhancing CD8 T-cell memory by modulating fatty acid metabolism. Nature. 460, 103-108 (2009)

Post de Rafael Prado, Cássia Alves e Everton Padilha (IBA-FMRP)

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Parabéns aos estudantes. Belo trabalho de revisão, que nos trouxe informações atuais, conceituais e importantes.
    Ótimo
    Joao

    ResponderExcluir
  2. Dentre esses artigos eu também recomendo este: Activation of the NLRP3 inflammasome by islet amyloid polypeptide provides a mechanism for enhanced IL-1b in type 2 diabetes.
    Masters S et. al. 2010 Nature Immunology.

    Abraço

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professor!

    Valeu tb Rafael!!

    Abraços
    Rafael Prado

    ResponderExcluir
  4. Artigos interessantíssimos!
    Muito bom saber sobre a interação imunometabólica, tanto sistêmica quanto intracelular...
    Rafael e Cássia, muito bom discutir com vocês!!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: