BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 24 de abril de 2011

Journal Club - IBA: O papel das células dendríticas plasmocitóides na pele

Um comentário publicado em Janeiro de 2011 na Nature Reviews Immunology aborda alguns estudos publicados sobre o papel das células dendríticas plasmocitóides na inflamação da pele (aqui).


As células dendríticas plasmocitóides (do inglês: Plasmacytoid dendritic cells- pDC), são uma população de células circulantes que expressam Toll-like receptor 7 e 9 (TLR7/TLR9) (aqui) e produzem grande quantidade de interferons do tipo I (IFNα/β) em resposta a infecção viral (aqui; aqui). Porém, a contribuição destas células na imunidade do hospedeiro não está totalmente esclarecida.


Recentemente, foram publicados dois trabalhos no Journal of Experimental Medicine abordando este assunto. Em um deles, Gregorio et al. mostraram que estas células estão ausentes em pele normal, porém são rapidamente recrutadas na pele danificada. Uma vez neste local, estas células produzem grande quantidade de IFNs tipo I que sinalizam para produção de outras citocinas como IL-6, IL-22 e IL-17, importantes no reparo da lesão. Para mais detalhes acerca do trabalho, clique aqui.


No outro trabalho, publicado por Guiducci et al, foi demonstrado que em animais suscetíveis à autoimunidade “(NBZxNBW)F1” também ocorreu um recrutamento de pDC para pele danificada, porém a constante ativação destas células via TLR7 e TLR9, levou ao desenvolvimento de lesões crônicas semelhantes àquelas observadas em pacientes com lúpus cutâneo. Quando bloquearam a ação das pDCs, seja por depleção ou bloqueio da sinalização via TLR7 e TLR9, o grau da lesão diminuiu, sugerindo um importante papel das pCDs nas doenças inflamatórias da pele, clique aqui.


Juntos, estes estudos sugerem que as pDCs servem como uma fonte inicial/transitória de interferons do tipo I, devido ativação de TLR7 e TLR9 por ácidos nucléicos endógenos e exógenos. Estas pDCs são importantes no controle da infecção viral no estágio inicial da infecção, além de promover o reparo do tecido lesionado diante de uma lesão aguda. No entanto, estas pDCs ativadas podem agravar a lesão e desencadear uma doença autoimune na pele em indivíduos suscetíveis.


Post de Gustavo Garcia; Luiz Gustavo Gardinassi; Thais Herrero.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: