BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA, IMUNOLOGISTAS

… E assim chega a Páscoa! Eu não sei pra vocês, mas a minha impressão é que as serpentinas do carnaval ainda estão no ar. A quaresma voou, mas que venham os ovos de chocolate, nada mal. Todo mundo sabe que o chocolate é feito do cacau, maravilha. Ele é considerado medicinal tendo diversas aplicabilidades, como ajudar no ganho de peso (sem dúvidas); aumentar o HDL; diminuir a peroxidação do LDL; estimular o sistema nervoso, a atividade do estômago e rins; tratar febre, tuberculose, fadiga mental, baixar a virilidade e melhorar a anemia. O cacau, logo, o chocolate, é rico em flavonóides, compostos secundários das plantas envolvidos na proteção contra radiação UV e ataque de patógenos (opa! Tá começando a ficar interessante). Um dos flavonóides do momento é a epicatequina, esse composto é um potente antioxidante e se acumula nos órgãos linfóides (timo, baço, linfonodo e fígado) depois de uma dieta rica em cacau (para os chocólatras lê-se “dieta rica em chocolate”). O aumento de antioxidantes nos órgãos linfóides pode modular a funcionalidade de leucócitos por meio da regulação da secreção de mediadores inflamatórios, e ainda há estudos que sugerem que a dieta em questão favorece a resposta Th1 e aumenta a quantidade de linfócitos T γδ. Há controvérsias, e os mecanismos envolvidos nessas atividades ainda são desconhecidos, mas eu aposto que tem muita gente querendo ser cobaia no estudo.

Ciência a parte, a intenção do post é diminuir a culpa pós-ovos-de-Páscoa

Enjoy!

Manuela Sales – USP FMRP/IBA

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. A Manuela Sales, autora desse post, é uma de nossas mestrandas. Ela é de Natal, trabalha com leishmaniose visceral, e tem publicado vários posts aqui no SBlogI. Obrigado Manuela.

    Agradecemos também a Renata Cesti Costa, pos-doc, que colabora na organização desses posts aqui do laboratório de dos estudantes de nosso Programa de Imunologia. Notem que colocamos um post por domingo, um resumo do assunto discutido em sala de aula, às quartas feiras. Obrigado Renata.
    joao

    ResponderExcluir
  2. Agora vou comer chocolate sem parar... obrigada pelas informações úteis, Manuela

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: