BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Geração de plaquetas a partir de células tronco pluripotentes humanas induzidas


Células tronco embrionárias murinas foram primeiramente isoladas em 1981. A partir de então, tipos celulares distintos tem sido gerados não só a partir de células embrionárias de camundongos, mas também de humanos. No entanto, vários obstáculos tem limitado o seu uso clínico, como por exemplo a expressão de moléculas do complexo de histocompatibilidade principal, podendo levar a rejeição do enxerto se doadores e receptores não forem compatíveis. Alternativas para este tipo de problema tem sido exploradas, como por exemplo a geração de células troco embrionárias induzidas a partir de células somáticas do próprio paciente. Mas, apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de novas metodologias, a maioria dos tipos celulares tem sido diferenciados in vitro a partir de células tronco embrionárias; processo este extremamente ineficiente para ser aplicado a clínica médica.

No mês passado, Takayama e colaboradores publicaram no Journal of Experimental Medicine uma nova metodologia baseada em células tronco pluripotentes induzidas para a produção de plaquetas humanas funcionais com potencial uso clínico. Takayama e colaboradores, adaptaram um protocolo já existente para a geração de plaquetas. A principal diferença entre os protocolos está na utilização de células tronco pluripotentes humanas induzidas (hiPS) ao invés de células tronco embrionárias humanas. hiPS foram cultivadas com células C3H10T1/2 na presença de fatores de crescimento do endotélio vascular, e posteriormente com trombopoitina e citocinas para a geração de megacariócitos.

Além de sugerir um importante papel para o fator de transcrição c-MYC na produção de plaquetas funcionais (CD41a+CD42b+), o estudo representa um enorme avanço para o uso de plaquetas, elementos chave não apenas para hematopoiese e trombose, mas também para regeneração tecidual após injúria, como terapia celular.

A abordagem utilizada pelo grupo está resumidamente esquematizada na figura acima. Boa leitura!


- Takayama N et al., Transient activation of c-MYC expression is critical for efficient platelet generation from human induced pluripotent stem cells. J Exp Med. 2010 Dec 20;207(13)2817-30.

- Gekas C, Graf T. Induced pluripotent stem cell-derived human platelets: one step closer to the clinic. J Exp Med. 2010 Dec 20;207(13):2781-4.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: