BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sobremesa, vitaminas e sistema imune

Uberlândia (Parabéns aos estudantes pelo seu dia!) - Recentemente, estava navegando na internet e me deparei com uma deliciosa receita de sobremesa, com bananas grelhadas e calda de limão. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi o texto relacionado a receita – esta sobremesa seria benéfica ao sistema imune, principalmente por conter a vitamina B5.

Fiquei intrigado pelo tema e resolvi procurar algumas informações relacionadas. Resumidamente, encontrei em minha breve busca que a vitamina B5 (ácido pantotênico) é essencial para a formação da Coenzima A que, conjugado a um grupo acetil (Acetil-CoA), tem a propriedade de aumentar os níveis intracelulares de glutationa, que por sua vez protege as células do estresse oxidativo. Também vincula-se a coenzima A a produção de anticorpos.

Essa leitura me deixou a impressão que os imunologistas de países em desenvolvimento deveriam investir mais em estudos relacionados a nutrição e imunidade. Trata-se de uma forma eficaz e acessível de manutenção da sanidade populacional e prevenção de doenças, sendo facilmente revertido para a população por meio de programas educacionais.

E você, caro blogueiro, qual a sua opinião?

PS.: A receita segue abaixo, para aqueles que ficaram curiosos.


Bananas Grelhadas com Calda de Limão
- 115 g de açúcar cristal
- as raspas e o suco de 2 limões
- 100 ml de água
- 4 bananas cortadas em
fatias grossas

Preparo: Coloque metade do açúcar numa panela com água, o suco de limão e as raspas. Deixe ferver, diminua o fogo e apure por 10 minutos, até que encorpe. Disponha as bananas sobre papel-alumínio, polvilhe-as com o resto do açúcar e grelhe, virando-as de vez em quando, até dourarem e ficarem tenras. Cubra com a calda e sirva. Rende 2 porções.

Fontes:

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. É interessante perceber que o nosso corpo não é formado de unidades isoladas, mas que uma ação simples pode beneficiar diversas partes do corpo com um todo.

    ResponderExcluir
  2. Sem esquecer quao rica é a composição de uma simples banana, rica em potássio, além de manter o nível de serotonina alto, por causa da presença de triptofano, aminoácido precursor desse hormonio, entre vários outros beneficios. Nao vou nem falar do limao e da hortelã...

    Joao Paulo M Carmo

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: