BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novidades do ICI2010

Kobe, Japão - em meio à loucura que está sendo o Congresso Internacional de Imunologia aqui em Kobe, encontrei um tempinho para postar no blog alguns dos meus highlights do congresso:

- Max Cooper, de Emory, em Atlanta, falou sobre a evolução do sistema imune. O trabalho dele ficou conhecido alguns anos atrás, quando ele mostrou que a lampreia tem um sistema de rearranjo de DNA para a produção de receptores que funcionam como anticorpos que é funcionalmente equivalente mas mecanisticamente distinto do sistema dos vertebrados mandibulados. Hoje ele apresentou novos dados mostrando que a lampreia também usa um sistema identico para gerar células funcionalmente equivalentes a linfócitos T, que nao reconhecem antígenos solúveis e que sao capazes de responder em reações leucocitárias mistas a aloantígenos de outras lampreias.

- O prêmio Novartis de imunologia básica deste ano foi dado a Michael Bevan por seu trabalho relativo à restrição pelo MHC; o prêmio de imuno aplicada foi dividido por Charles Dinarello e Jurg Tschopp pelas descobertas da IL-1 e do inflamassomo, respectivamente, ambas as quais possibilitaram o uso de antagonistas da IL-1 no tratamento de várias doenças, desde a gota e a síndrome da febre periódica ao câncer e o diabetes.

- Antonio Lanzaveccia, do Instituto de Imunologia de Bellinzona, Suíça, mostrou novos dados do seu laboratório em que eles clonaram milhares de plasmócitos de pacientes com diversas infeções, inclusive dengue. Os dados mostram que, no caso desta última, anticorpos neutralizantes são direcionados a epitopos não conservados entre os 4 sorotipos, enquanto que anticorpos que reagem com os 4 sorotipos nao são neutralizantes.

- Hilde Cheroutre, do LIAI em San Diego, mostrou dados gerados pelo nosso amigo Daniel Mucida que mostram que células CD4 podem diferenciar-se em células CD4/CD8 duplo positivas no epitélio intestinal, e que essas células têm propriedades semelhantes às células CD8 citotóxicas, e podem ter um papel regulador.

- E isso tudo além da grande notícia, já postada pelo João, da eleição do Prof. Kalil para a presidência a IUIS em 2013. Parabéns a ele e à imunologia brasileira.

Um abraço de Kobe!

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Esse dado das CD4 diferenciando-se em CD4/CD8 duplo positivas é um achado bem interessante...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gabriel pelo post. Bom sentir um gostinho do que estar acontecendo por ai

    abraço

    hernandez

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: