BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tolerância, células T reguladoras e mastócitos

Mais um pouco das novidades do congresso de imunoregulação em Davos ocorrido em Março.

Mike Dustin falou do trabalho recentemente publicado na science sobre o papel da proteina quinase C- Theta (PKC-theta) na atividade supressora das células T reguladoras (ver Zanin-Zhorov et al, 2010 Science). O grupo já sabia que o recrutamento de PKC-theta para a sinapse imunológica é necessário para completa ativação de células T efetoras. Entretanto, a PKC-theta é sequestrada para fora da sinapse imunológica das Tregs. Em seguida, verificaram que o bloqueio de PKC-theta aumenta a atividade supressora das Treg. Esses resultados podem abrir caminhos interessantes para o desenho de novas terapias usando as famosas células T reguladoras.

Randolph Noelle falou sobre a atividade supressora de mastócitos. Se você achava que os mastócitos só participavam da alergia liberando seus grânulos, veja também como eles colaboram com as Treg para induzir tolerância. Inicialmente, o grupo de Noelle observou uma grande infiltração de mastócitos em aloenxertos de animais tolerizados. Em seguida, observaram que animais deficientes de mastócitos não são passíveis de se induzir tolerância ao aloenxerto, mas após transferência de mastóctios, a tolerância era restaurada (ver Lu et al, 2006 Nature 442: 997-1002). O que ainda não está publicado é como os mastócitos auxiliam na manutenção da tolerância ao aloenxerto. Análise de microarranjos de mastócitos obtidos dos aloenxertos mostrou elevada expressão de uma enzima do metabolismo de triptofano – triptofano hidroxilase (TPH). Animais deficientes em TPH também não são passíveis de serem tolerizados. Para provar que a produção de TPH por mastócitos era necessário para indução de tolerância, eles transferiram mastóctios de animais TPH+/+ para animais TPH-/- e então conseguiram restaurar tolerância ao aloenxerto. Dessa maneira, Noelle e seu grupo relacionaram o metabolismo de triptofano pelos mastócitos com a indução/manutenção de tolerância. Mais uma peça para o quebra-cabeça dos mecanismos de tolerância.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Muito bom..aproveitando o contexto de células T reguladoras ai vai um review q recebi...: Cytokines and sympathy: the control
    of regulatory T cells

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: