BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Você já ouviu falar em sistema imune biônico?

Enquanto a plateia se preparava, seguindo a perigosa tradição de comer pizza antes de palestras, a imagem abaixo estampava a tela:


Fiquei pensando, curiosa: como assim sistema imune biônico? Meu pensamento vagante foi interrompido quando um aluno do MIT anunciou que o jovem professor Darrell Irvine iria começar sua fala, que aconteceu na última quarta-feira (14), como parte das Lunch N Lectures organizadas pelo Departamento de Ciências de Materiais da mesma instituição.

Aliando terapia celular com nanotecnologia, Irvine e seu grupo conseguiram, em modelo experimental de melanoma, eliminar o agressivo tumor eficientemente. Em um claro exemplo de engenharia de células, nanopartículas contendo IL-15 e IL-21 foram presas à superfície de linfócitos T e, em seguida, injetadas nos animais com melanoma. A terapia com nanopartículas potencializou o efeito local das citocinas, uma vez que o grupo que recebeu células +IL-21+IL-15 - não encapsuladas nas nanopartículas - continuou com o tumor.

A ideia de tal estratégia é tentar vencer dois obstáculos conhecidos da imunoterapia do câncer: 1) a baixa frequência de células T tumor-específicas e 2) a baixa sobrevivência e persistência das funções efetoras de células T utilizadas em terapia celular. Segundo Irvine, o paper de Steven A. Rosenberg publicado na Science em 2006 mostrou que com engenharia genética é possível obter um número suficiente de linfócitos T tumor-específicos para utilização em terapia celular. E agora com a estratégia de decorar linfócitos T (também tumor-específicos) com nanopartículas contendo citocinas que potencializam as funções celulares efetoras, Irvine acredita este seja um promissor caminho da entrega local de drogas para tratamento dos mais variados tipos de câncer.

Daí o termo biônico. Potencializando o lado armamentista do sistema imune, aumentando o desempenho biológico da terapia celular por meio da... engenharia.

Irvine falou muito mais, especialmente sobre o desenvolvimento de materiais eficientes para drug delivery, hidrogel, entre outros. Vamos ficar de olho em suas pesquisas.

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Nossa!Que louco isso!! Tomara que chegue logo por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...e mais uma vez o universo da nanotecnologia nos surpreende...!

    ResponderExcluir
  3. Realmente interessante. Nanotecnologia está quebrando as barreiras também da Imunologia, já postado anteriormente neste blog http://blogdasbi.blogspot.com/2010/04/mais-alem-do-que-drug-delivery-postado.html mostra que os blogueiros estão perseguindo tal assunto.

    ResponderExcluir
  4. Esta área é bastante promissora para intervenção na resposta imune. Deveríamos incluir uma mesa sobre isto nos próximos congressos da SBI.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desta matéria Cris. É um tópico muito interessante e, sem nenhuma dúvida, deveria ser abordado nos próximos congressos da SBI.

    Abraços,

    Francisco.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: