BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Janeway e os PRRs




Ribeirão Preto – Hoje, 12 de abril de 2010, fazem exatos 7 anos da morte do Dr. Charles Alderson Janeway Jr.. O Dr. Janeway foi o pesquisador que nos trouxe as primeiras idéias sobre o funcionamento dos receptores de reconhecimento padrão em humanos, descoberta esta que gerou um grande salto de conhecimento na Imunologia ao longo das últimas duas décadas. Além deste pioneirismo com relação as respostas imunes inatas, o Dr. Janeway foi o autor do conhecido livro-texto de Imunologia – Imunobiologia – que hoje encontra-se em sua sétima edição. Um resumo de sua importância para a pesquisa científica podem ser acessados na página de Yale e na revista The Scientist, ambos publicados em ocasião de sua morte. Pessoalmente, encontrei com o Dr. Janeway no International Congress of Immunology, realizado em Estocolmo no ano de 2001. Sua saúde já estava um tanto debilitada, porém ele compareceu a todos os dias do evento, demonstrando uma grande disponibilidade para todos aqueles que o questionavam. Eu, na minha imaturidade científica, não tinha o que conversar com aquele senhor que atraia olhares de todos no evento. Gostaria sinceramente poder encontrá-lo nos dias de hoje para um bom ‘bate-papo’...

Abaixo, segue um vídeo extraído da mais nova edição de seu livro-texto.


Pergunta para os blogueiros: Alguém de vocês imagina a Imunologia sem estes conhecimentos? Comentem, opinem!

Comente com o Facebook :

6 comentários:

  1. Não mesmo... e olha que ainda sou Jr.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, bem oportuno. Sir Charles Janeway e seus colegas contribuiram seminalmente para a humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu novamente! Esqueci de incluir esta referência, que considero leitura obrigatória para quem busca um pouco de história e outras fontes a respeito do assunto. Nosso colega Ruslan fez um bom trabalho com esse ensaio (doi:10.1016/j.immuni.2009.06.004 )

    http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6WSP-4WJH8GJ-6&_user=687353&_coverDate=06%2F19%2F2009&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_sort=d&_docanchor=&view=c&_acct=C000037882&_version=1&_urlVersion=0&_userid=687353&md5=ac193a08c62d79f28db5033049952c61

    ResponderExcluir
  5. É interessante como atualmente vamos incorporando conhecimentos e conceitos, sem parar para refletir como surgiram e quais as implicações destes novos conceitos. Acho que atualmente é difícil pensar em Imunidade Inata sem falar dos PAMPs e dos PRRs. Adorei o artigo sugerido pelo André!

    ResponderExcluir
  6. Realmente não dá pra imaginar a vida científica sem os PAMPS e PRRs...sou suspeita a falar sobre o assunto, pois gosto muito e meus trabalhos envolvem um pouco de estudo sobre essas pecinhas essenciais na área imunológica. Pra quem gosta e estiver interessado, existem muitos trabalhos sobre o assunto (como todos sabemos). Ai vai um link de um review q saiu a pouco tempo sobre TLR e a relevância em doenças crônicas inflamatórias e autoimunidade.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: