BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De Metchnikoff ao silenciamento gênico em macrófagos


Figura: quackcartoon.com/ Quackpages/macrophages.htm

Desde a descoberta da fagocitose, por Elie Metchnikoff, que foi contemplado com o Nobel de Fisiologia e Medicina em 1908, os cientistas desenvolveram uma verdadeira fascinação pelo estudo dos macrófagos. Não é para menos, afinal essas células maravilhosas desempenham funções importantíssimas, como: apresentação de antígenos; secreção de citocinas e mediadores inflamatórios; fagocitose e eliminação de micróbios e patógenos; fagocitose de células apoptóticas, entre outras. Diante disso, existe grande interesse no estudo de mecanismos genéticos que expliquem esses fenômenos. Infelizmente, a intervenção em genes em macrófagos primários (transfecção, deleção, silenciamento) é extremamente ineficaz e geralmente ficamos limitados ao uso de animais geneticamente modificados.

Recentemente, um trabalho publicado no Journal of Immunological Methods (doi:10.1016/j.jim.2009.12.002) reporta o silenciamento efetivo de genes de macrófagos primários utilizando RNA de interferência. Os autores demonstram que genes específicos podem ser eficientemente silenciados por eletroporação de siRNA. Aparentemente, o processo não afeta a viabilidade, não impede a ativação induzida por LPS e nem a capacidade de fagocitose e eliminação de micróbios intracelulares. O método é promissor: será que poderemos ficar livre, ou reduzir o uso de animais nocautes? Será que é possível interferir com dois genes simultaneamente, e assim inferir sobre os mecanismos de sinalização intracelular? Vale a pena pagar para ver.

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Ficar livre do uso de nocautes eu não acredito nessa possibilidade, mas com certeza diminuiria. Além disso facilicita demais quando não temos os nocautes disponível aqui no Brasil em nossos biotérios.
    A questão de interferir ao mesmo tempo em duas proteínas abre grandes oportunidades para entender os mecanismos moleculares, o que fascina e encanta qualquer pesquisador. Tudo isso postado pelo o professor Dario Zamboni influencia também no ponto de publicações em revista de grande impacto por brasileiros, postado anteriormente pelo o professor João Santana.

    ResponderExcluir
  2. Dario, bem legal. Penso que muita gente acredita que a interferência de vários genes simultaneamente seja possível. Veja a empresa Alnylam, que tem simplesmente Philip Sharp (ícone do RNA world) como um dos fundadores. http://www.alnylam.com/ O assunto é quentíssimo e promete muita discussão ainda.

    ResponderExcluir
  3. Dario, boa essa discussão. Atualmente eu uso o sistema do Amaxa e funciona muito bem. Abçøs, André

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: