BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 10 de abril de 2010

Ativismo a favor do uso de animais em pesquisa


O blog The Scientific Activist publicou em 8 de abril o post Second UCLA Pro-Test Rally Sends Strong Message in Support of Science. Eles relatam a manifestação feita na UCLA em favor o uso de animais na pesquisa:  “Today, the UCLA chapter of Pro-Test held its second rally in support of animal research. With as many as 400 or so supporters in attendance, it looks like it was another great success!”
Os ativistas contra o uso de animais têm atividade menor no Brasil. Na verdade, como chamada a atenção no post de João Santana, o nosso problema principal, no campo da pesquisa experimental, é ter animais apropriados. Esta diferença ilustra a nossa dificuldade no tema. É difícil competir nestas condições.
Voltando ao tema do post, no blog do laboratório, registrei o tema no ano passado : Ativismo a favor uso animais em pesquisa, em 18 março 2009, relatando a prisão de sete ativistas contra o uso de animais em pesquisa. Embora o ativismo contra o uso de animais ainda não seja muito forte no Brasil, é necessário começar a informar corretamente a sociedade sobre a necessidade do emprego de animais 
Há várias formas de participar numa campanha em defesa da ciência. Uma das estratégias do Pro-Test é oferecer às escolas e associações palestrantes para falar da importância dos testes em ciências e como isto pode salvar vidas.
Precisamos estimular a Academia, SBPC, FESBE e as sociedades científicas a estruturar um movimento em defesa da ciência, voltado a explicar à sociedade a importância do uso de animais em pesquisa. Não podemos deixar o campo abandonado aos adversários da ciência.
“If you oppose animal testing in medicine you favor human testing in medicine, or no progress in medicine.”
Ilustração: Foto publicada no The Scientific Activist.

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. É preciso ressaltar que têm-se buscado a melhoria dos modelos sem o emprego de animais, bem como a formação de comitês mais escrupulosos de ética no uso de animais e a obrigatoriedade de cálculo de tamanho amostral necessário para os ensaios com os mesmos. Os cientistas não estão "insensíveis" ao sofrimento dos animais, e devemos parte disso aos movimentos ativistas contra o uso dos animais em pesquisa. Uma solução equilibrada e racional é (como de costume) a via a ser buscada para esse problema.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito esse Post do Barral. Temos de fato que nos manter alertas e "não podemos deixar o campo abandonado aos adversários da ciência". Eles tem de fato mais tempo para traquinagens que nós.
    Vamos sim trabalhar em defesa da ciência. Acho que podemos fazer algo junto a FESBE e não podemos perder a oportunidade de começar o trabalho divulgando o que temos feito de bom aqui nas páginas da SBI. Um embrião de movimento em defesa da ciência.
    Joao

    ResponderExcluir
  3. Prof. Barral, já tivemos problemas com 'ativistas' nossa instituição e sei que outras Universidades vem sofrendo com as mesmas questões. Acredito que a nossa sociedade tenha que se posicionar o quanto antes a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  4. Tiago, porblemas com ativistas existem em todas as instituição. Sou coordenadora do Laboratório de Experimentação Animal, e fomos vetados de fazer divulgação da mídia sobre a inauguração do centro ano passado devido a manifestações contrárias. Concordo com a Theolis, precisamos aumentar a divulgação da necessidade da experimentação animal, assim como divulgar sobre os comitês de ética e o uso racional destes animais.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: