BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Atividades do Day of Immunology 2014 (29 de abril) no CPqGM-FIOCRUZ, Salvador-BA


Gostaria de agradecer a todos pelo apoio que tenho recebido da EFIS desde 2011, quando apresentei pela primeira vez o meu pedido para traduzir o livro ("Your Amazing Immune System" baixar aqui) para o idioma Português. A SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) foram fundamentais em sua divulgação aqui no Brasil e tem sido um grande sucesso até agora.

É também preciso dizer-lhes que, como fruto deste primeiro trabalho, fui convidado para duas outras obras fascinantes: uma é ser Coordenador do Blog da SBI desde agosto de 2013. A outra é participar ajudando na Coordenação do Projeto "Imunologia nas Escolas", que é um amplo programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e do Instituto de Investigação em Imunologia (iii), sediados em São Paulo.

É com esse background que eu fui convidado pela Dra Theolis Bessa para ajudar a coordenar os esforços regionais em expandir esta iniciativa em Salvador, Bahia, pela equipe de pesquisadores do CPqGM - FIOCRUZ (Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz, da Fundação Oswaldo Cruz), sob os auspícios dos coordenadores Dra Theolis Bessa, Dr Ricardo Riccio, Dr Daniel Manzoni (Coordenador Executivo Nacional do Projeto no iii) e Dr Manoel Barral-Neto. O projeto consiste na utilização da Imunologia como uma ferramenta para ajudar os professores de todas as disciplinas do Ensino Médio (História, Geografia, Português, Inglês, Artes, e, principalmente, Matemática, Física, Química, Biologia e Programas de Saúde), a trabalhar em conjunto. O objetivo é ajudar os alunos a compreender melhor o seu mundo e desenvolver-se não só para o "mercado de trabalho", como para a vida, venham eles a trabalhar em ciências ou não, em consonância com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e os esforços do MEC em incluir os alunos no contexto da multidisciplinaridade. Pesquisas feitas pelo próprio Projeto em São Paulo pelo iii indicam que alunos que participaram do projeto tiveram desempenho melhor na sala de aula do que os que não participaram do projeto. Vários alunos conquistaram prêmios importantes, inclusive uma aluna ganhou uma bolsa de pesquisas para estudar na Universidade da Califórnia.

As atividades do Dia da Imunologia 2014 não estão concentrados apenas no dia 29 de abril, mas este será o pico dos eventos. Nos bastidores, muitas reuniões e testes de preparação foram feitos com os professores e alunos da Escola Estadual Luiz Vianna (portanto, pública) e organizadores e estudantes de pós-graduação (Jaílton Silva Jr, Jurema Cunha, Kelvin Edson, Maíra Santos, Priscila Guerra, Sayonara Melo, Yuri Tabajara) do CPqGM (fotos).

Foram pré-selecionados 40 alunos para visitar os laboratórios da FIOCRUZ no próximo 29 de abril. Estes alunos terão o privilégio de participar em discussões com os organizadores em uma conferência preparatória anterior e, logo em seguida, visitando os laboratórios participantes.

Esperamos poder despertar muitos estudantes a escolher a Imunologia (ou, pelo menos, as suas disciplinas irmãs - Microbiologia, Patologia, Parasitologia, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular etc) como profissão no futuro. Para isso, alguns deles serão selecionados para o Programa de Iniciação Científica Júnior, com o qual terão a oportunidade de fazer pesquisa por um ano, simultaneamente aos estudos do Ensino Médio, antes de entrar na faculdade. Eles terão um orientador no CPqGM e no Luiz Vianna, que irão supervisionar seus estudos. Temos já histórias de estudantes que passaram por este caminho antes e terão o prazer de partilhar as suas experiências neste evento. 

"Alea jacta est", ou, em uma tradução livre e adaptada, "a chama foi lançada".

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: