BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Uma vacina à vista



A história desse post começou quando o Prof João me pediu para escrever sobre algum assunto de Imunologia. Fiquei angustiada sobre qual assunto eu iria abordar, porém no domingo eu havia assistido uma reportagem muito interessante no Fantástico. Um estudo, que foi destaque na Nature e conta com a participação de quatro pesquisadores brasileiros da Fiocruz, buscou em indivíduos soro-positivos que não adoecem (“controladores de elite”), a resposta para uma nova abordagem terapêutica. Pela primeira vez, tinham surgido pistas de como desenvolver uma vacina efetiva no controle da infecção pelo vírus SIV, um variante do HIV, que causa em primatas uma doença semelhante a que afeta os humanos. 
O tema estava escolhido, bastava somente elaborar as informações contidas no artigo. Para minha satisfação, no Congresso da SBI, prestigiei a palestra do Dr. David Watkins (coordenador do grupo de pesquisa em questão) e pude tirar uma foto com ele e a namorada (eu sou a da direita).
De acordo com ele, nesses casos raros, em que a replicação viral é controlada, a resistência está associada a alelos específicos de MHC classe I tanto em humanos (HLA-B*57 or HLA-B*27) como em macacos (Mamu-B*08). Eis que, "na praia de Copacabana, com uma caneta e papel na mão" surgiu a ideia: em vez de tentar produzir anticorpos neutralizantes contra o vírus, não seria melhor identificar os ligantes de MHC classe I que contribuem para a resistência à infecção nos “controladores de elite”? Os autores foram investigar então se a imunização de macacos Rhesus (Mamu-B*08) com uma vacina de epítopos imunodominantes do vírus (Vif RL8, Vif RL9 e Nef RL10) seria capaz de desencadear uma vigorosa resposta protetora mediada por células T CD8+.
Na fase aguda da infecção, foi observado que, em comparação com os controles, os macacos imunizados controlavam melhor a carga viral devido ao aumento da frequência de células TCD8+ específicas para os três epítopos. Já na fase crônica, apesar da redução na replicação viral ter sido sustentada ao longo de 50 semanas, o aumento da viremia foi encontrado em dois dos oito animais vacinados. Nesses dois casos, descobriu-se que os epítopos tinham sido perdidos, uma vez que o vírus sofreu mutações. No entanto, os três epítopos virais permaneceram intactos naqueles animais que se mantiveram protegidos da infecção.
Com o HIV mostrando sua cara, a produção de células T CD8+ específicas seria uma alternativa interessante para se pensar no desenvolvimento de uma possível vacina. Só que como o próprio David disse: "eu ainda não descobri nada. Observações adicionais são necessárias" para poder afirmar que a pandemia está com seus dias contados. Dentre os next steps estão:  testar cada epítopo individualmente e verificar se um deles pode contribuir mais que o outro para a resistência; vacinar animais de outros genótipos; demonstrar a importância de Vif RL8, Vif RL9 e Nef RL10  em humanos "controladores de elite"; testar a funcionalidade dessas células T CD8+ específicas in vivo e analisar os eventos que ocorrem na fase inicial da infecção.

Post de Natália Ketelut

Vale a pena a leitura:

 

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Ótimo post Natália! Parabéns! Também vi a reportagem, o trabalho é mesmo muito interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Salve Natalia,

    A maior ocorrência de células T CD8 especificas para o HIV em controladores em relação a não-controladores do HIV já é descrita. Resta saber como induzir tais células nos mais variados HLAs na população.

    HIV nonprogressors preferentially maintain highly functional HIV-specific CD8+ T cells. Betts MR, Nason MC, West SM, De Rosa SC, Migueles SA, Abraham J, Lederman MM, Benito JM, Goepfert PA, Connors M, Roederer M, Koup RA. Blood. 2006 Jun 15;107(12):4781-9. Epub 2006 Feb 7.

    ResponderExcluir
  3. Boa colocação Walter. As vezes sou meio cética quando se trata de uma vacina para HIV, mas acredito que os Imunologistas irão alcançar essa meta. Vi a reportagem, acompanhei o trabalho ( muito bom) e penso que, infelizmente, pode demorar até essa vacina realmente funcionar.

    ResponderExcluir
  4. Nat, a palestra do Dr. David Watkins foi muito boa mesmo, mas o seu post foi melhor ainda! Rs, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, Nat!
    Realmente conseguiu destacar em poucas palavras o trabalho do Dr. Watkins.

    Certamente, para nós, brasileiros, essa foi uma das melhores palestras! Azar dos gringos, pois foi tudo no bom e velho português! haha

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: