BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Imunidade das mucosas: Influência da dieta, dos nutrientes derivados das bactérias comensais e finalmente a infecção induz fogo amigo!


Vários trabalhos recentes na literatura têm abordado o tema de imunidade das mucosas, verificando a influência da microbiota na indução da resposta imune adaptativa. Este tema foi também abordado recentemente no SBlogI (Journal Club IBA - Desnutrição, Ecologia da Microbiota e Inflamação Intestinal). Resolvi continuar neste assunto fascinante e observo que no mês de outubro de 2012, mais artigos sobre este assunto foram publicados, na forma de revisão ou originais. Assim no Nature Immunology Reviews, (OCTOBER 2012 | VOLUME 12  www.nature.com/reviews/immunol ), Marc Veldhoen and Verena BrucklacherWaldertn, Laboratory for Lymphocyte Signalling and Development, The Babraham Institute, Cambridge, UK, discutem recentes achados que mostram a ligação entre os componentes da dieta e a organização e manutenção dos tecidos imunes e linfócitos no intestino, onde enfatizam principalmente o papel dos receptores nucleares. Estes são definidos como alvos de diferentes compostos, como hormônios, lipídios e vitaminas. Interagem com substâncias da dieta, portanto, realizando a ligação entre dieta e imunidade
 Em agosto de 2012, no Current Opinion In Immunology, Sean Spencer e Yasmine Belakaid (http://dx.doi.org/10.1016/j.coi.2012.07.006) já discutiram este tema, mostrando que a Vitamina A tem efeitos dominantes e pleiotrópicos no intestino. Além disso, ligantes do receptor AHR provenientes da dieta e metabolitos derivados das bactérias comensais emergem agora como importantes fatores na imunidade das mucosas. Portanto, nutrição , microflora comensal e sistema imune das mucosas estão intimamente conectados.
Nesta semana, Nature (Volume 490 Number 7418 ) publicou um estudo sobre associação da microbiota intestinal e a diabetes do tipo 2. Junjie Qin et al. desenvolveram um novo método, MGWAS, metagenome-wide association study, cujo objetivo foi comparar o conteúdo genético da microbiota fecal de pessoas saudáveis versus a de pacientes com diabetes do tipo 2. Os autores identificaram vias específicas e metabólicas associadas à coorte analisada e mostram que alguns destas podem ser utilizadas como biomarcadores.
Na Science de Setembro (SCIENCE VOL 337 21 SEPTEMBER 2012 1553 ), o artigo de Hand et al. mostram que nosso sistema immune geralmente ignora a bacteria intestinal comensal (Friend), mas quando a infecção com o patógeno danificam a barreira limite intestinal, os micróbios residentes podem invadir o organismo, induzindo respostas imunes dirigidas a eles próprios. Como esta resposta immune inapropriada é induzida ainda não é claro. Neste artigo do Science, Hand et al.examinaram células T CD4+ específicas para a proteína flagelina expressas por certas bactérias Clostridium, que são comensais no intestino do camundongo adulto. Estes microorganismos não-patogênicos são ignorados pelas céluals T que permanecem no estado naive. Entretanto, quando os pesquisadores infectaram os camundongos com Toxoplasma gondii, que causa dano intestinal, a bactéria clostridium falha em se manter na barreira intestinal e pode ser recuperada nos linfonodos e baço. Esta translocação da bactéria comensal causou a proliferação das células T CD4 específicas para o Clostridium e  sua migração para o intestino. Estas células também se diferenciaram em células efetoras do tipo Th1, mimetizando a resposta contra o Toxoplasma gondii, mas que também tem sido caracterizada em muitas doenças autoimunes. Hand et al também mostraram que os camundongos mantém uma população de células T CD4 de memória específicas para a flagelina da bactéria comensal, mesmo após a resolução da infecção pelo T. gondii e a reconstrução da barreira presente na mucosa.
Estes resultados trazem implicações importantes. Sabe-se, por exemplo, que doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn e colite ulcerativa, são caracterizadas por respostas de células T CD4+ direcionadas contra bactérias intestinais comensais. Embora não seja claro como estas respostas são iniciadas, é conhecido que vários genes que regulam a resposta imune às bactérias comensais e manutenção da barreira da mucosa estão intimamente associados à incidência de doenças intestinas inflamatórias.
Este estudo abre novas perspectivas para o estudo da microbiota e da associação com os diferentes patógenos, que culminariam na indução de respostas imunes indesejadas.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: