Colegas,
hoje foi anunciado os vencedores do prêmio Nobel de química. Foram agraciados os Drs. Robert Lefkowitz (Duke) e Brian Kobilka (Stanford), pela descoberta dos mecanismos relacionados aos receptores acoplados a proteína G, altamente relevantes na resposta imune.
Li a notícia na Folha Ciência (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1167111-se-voce-esta-realmente-interessado-em-algo-apenas-continue-trabalhando-nisso-diz-nobel.shtml), que extraiu alguns trechos da entrevista que foi publicada no site do Nobel (http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/2012/kobilka-interview.html).
A declaração de Kobilka na entrevista que mais me chamou atenção foi esta abaixo, traduzida pela Folha:
Sobre a competição na academia, disse que "quando você tem um objetivo, você obviamente quer ser o primeiro. Cientistas, às vezes, são tão competitivos quanto atletas. Mas você não pode se preocupar muito com isso, ou isso irá te distrair do seu objetivo. Mas se você está realmente interessado em algo, apenas continue trabalhando nisso".
Pouco conhecedor que ainda sou da comunidade acadêmica, diria que tal declaração poderia render ao pesquisador um outro Nobel: o da Paz...
Abraços,
Tiago.
rs essa deve ser a diferença entre quem chega tão longe, e ganha essa premiação, e de quem está focado na competição (a grande massa). Foco no objetivo!!! e que o objetivo não seja a competicao e fama. Isso eu aprendi cedo nesse doc, já to no lucro
ResponderExcluir