BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Location, Location, Location


Post por  Jhimmy Talbot e José Carlos Alves-Filho


O adágio acima resume uma das principais verdades do mercado imobiliário e é atribuída ao Barão Inglês Harold Samuel, criador de uma das maiores companhias imobiliárias do Reino Unido. Basicamente, significa que o principal valor do imóvel não está na estrutura do imóvel, mas em sua localização. Duas casas idênticas podem ter valores distintos dependendo da localização.  Daí a importância da vizinhança no valor do imóvel.
 E é sobre “location, location, location” de macrófagos e células efetoras inatas nos linfonodos (LNs) que o artigo do Kastenmüller W. et al (2012) trata. Os autores relatam uma organização celular espacial e funcional nos LNs, a qual exerce um papel importante na resposta imune inata que ocorre nesses órgãos linfoides. Esta rede geograficamente delimitada é composta por diferentes células linfoides como NK, NKT e Tgd estrategicamente localizadas proximais aos macrófagos “sentinelas” dos sinusóides corticais e medulares dos LNs. Os autores observaram que a desestruturação desta organização estratégica permite que patógenos extracelulares que chegam via linfa invadam o tecido linfoide e ganhem a circulação sistêmica via vasos eferentes, sugerindo a importância da interação e localização destes tipos celulares no controle inato da infecção sistêmica.
O modelo proposto pelos autores segue que esta disposição geográfica permite que ao detectar a presença de patógenos, os macrófagos proximais aos sinusóides dos LNs sinalizem rápida e eficientemente para as células linfoides inatas vizinhas via IL-18 e IL-12/IFN-a. Por sua vez, as células linfoides inatas ativadas secretam IFN-g potencializando a resposta antimicrobiana dos primeiros macrófagos, possivelmente via iNOS. Ainda, os macrófagos sinusóides podem induzir o recrutamento de neutrófilos para o local via IL-1b, potencializando a resposta antimicrobiana.
Este trabalho demonstra a combinação entre comunicação intercelular na resposta imune inata e a anatomia do órgão linfoide, bem como reforça as demonstrações de que os LNs podem também ser sítios primários resposta imune inata.

Ref.
Kastenmüller W et al. A Spatially-Organized Multicellular Innate Immune Response in Lymph Nodes Limits Systemic Pathogen Spread. v.150: 1235–1248. 2012

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: