BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quanto custa um artigo em revistas científicas de alto impacto?


No balanço do trem-fantasma bostoniano, mais conhecido como linha verde do metrô, fiquei pensando em como começar este texto.





Os leitores do SBlogI sabem que não é nada, nada fácil publicar artigos em revistas científicas de alto impacto como Cell, Nature e Science. Não basta ter acesso aos recursos e uma ideia inovadora (o que nem sempre é o caso). Há de se suportar um quinhão de sofrimento e frustração.

E em relação aos dispêndios? Alguém tem ideia de quanto custa publicar um artigo de imunologia numa dessas revistas? Gastos aqui entendidos não só como despesas para submissão, senão não teria graça.

Para desvendar esse mistério, fui falar com as minhas fontes. Atenção, a estimativa abaixo refere-se à realidade norte-americana de um artigo imunológico onde foram realizados vários experimentos in vivo com camundongos (pesquisas que envolvem testes clínicos em humanos são muito mais dispendiosas).

Vamos aos cálculos:

- USD 200 mil para pagamento do estudante de doutorado (USD 50 mil/ano por quatro anos; em menos de três ou quatro anos de trabalho árduo é impossível gerar dados suficientes para um artigo de peso);

- USD 96 mil para reagentes (USD 2 mil/pessoa/mês);

- USD 60 mil para despesas com camundongos (geração dos transgênicos, compra e manutenção das linhagens etc). No caso do artigo em questão foram utilizados cerca de 500 camundongos. Certo experimento foi repetido por 50 vezes nas etapas de padronização, sendo que os resultados foram válidos em apenas sete;

- USD 6 mil para submissão do artigo, que tinha várias figuras coloridas;

- USD 20 mil pelo tempo de utilização de equipamento especializado;

- USD 40 mil pelo salário do orientador ou PI (valor aproximado, considerando o salário anual de USD 250 mil por quatro anos, dividido entre 25 membros do laboratório).

Até agora, o custo total é de USD 422 mil, o que não inclui o salário das outras pessoas envolvidas no trabalho nem tampouco os gastos indiretos com as instalações do laboratório.

Claro que o investimento de meio milhão de dólares rendeu dados suficientemente corpulentos que iluminaram novos caminhos imunológicos e mereceram espaço em uma revista de alto impacto, além de ter possibilitado a formação de um cientista crítico e engajado. 

Mesmo assim, me parece muito dinheiro. 

Uma outra forma de calcular os custos dos artigos é dividir o orçamento anual do laboratório pelo número de trabalhos publicados. Sugestão simplista, mas os resultados devem ser interessantes de avaliar.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. oi cris... esse custo e de qquer revista... nao precisa ser de alto impacto... isso pq alguns valores estao bem fora da realidade... o preco da submissao e o salario do professor, gasto com aluno de dr... por ex... mas mesmo assim... vale ressaltar q esse valor e pra qquer publicacao...seja no JI, IAI ou cell...
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. henrique, os valores são reais. o gasto com aluno de doutorado envolve não só o valor anual que ele embolsa. o professor em questão ganha isso mesmo e o preço da submissão foi aquele (podem estar acima da média mas são reais). vc acha que as exigências de um paper na cell e no JI são as mesmas? o que será que o fator de impacto reflete, no final das contas (5,788 x 32.403)? será que, em média, um paper na cell não é mais dispendioso do que um no JI? enfim, muitos questionamentos.

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: