BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Uma família de antibióticos no microbioma humano


Desde a descoberta da penicilina por Alexander Fleming em 1928, microbiologistas, químicos e bioquímicos vêm revirando todos os biomas do planeta a fim de descobrirem novos microorganismos capazes de sintetizar compostos químicos potenciais ao desenvolvimento de novas drogas. No entanto, estes pesquisadores se esqueceram, até o momento, de explorar um dos biomas mais ricos em microorganismos, o próprio corpo humano.
No ano de 2012 foram publicados os dados obtidos pelo Consórcio do Microbioma Humano. O microbioma humano é compostos por centenas de espécies de bactérias, as quais sintetizam milhares de biomoléculas que regem a relação bactéria-bactéria e bactéria-hospedeiro. Nos últimos anos, diversos estudos vêm demostrando os mecanismos pelos quais algumas moléculas produzidas por bactérias modulam a resposta imune do hospedeiro.
Um estudo publicado na revista Cell de 11 de setembro, por meio de ferramentas de bioinformática, analisa o microbioma humano de maneira sistemática e caracteriza milhares de clusters gênicos de biossintéticos (BGCs) que geram diversas moléculas pequenas com atividade biológica. Além de caracterizar assinaturas para esses BGCs, os autores utilizam meta-análises na classificação destes clusters. Dentre os mais de 3.000 BGCs confirmados por meta-análise, eles discutem sobre os tipos de BGCs com distribuição mais ampla dentre os genomas da microbiota humana.
Finalmente, a fim de validar a análise de BGCs como uma emergente ferramenta na descoberta de novas moléculas bioativas, Donia e colaboradores realizam uma meta-análise em busca de antibióticos tiopeptídeos, uma classe de peptídeos utilizados em diversos estudos clínicos. De forma experimental, eles sintetizaram e também resolvem a estrutura de um tiopeptídeo, a lactocilina, presente na mucosa vaginal. Este peptídeo sintético, portanto, demonstrou atividade bactericida em bactérias gram-positivas, confirmando o potencial das análises de BCGs.

Referência:
Donia MS, Cimermancic P, Schulze CJ, Wieland Brown LC, Martin J, Mitreva M, Clardy J, Linington RG, Fischbach MA. A systematic analysis of biosynthetic gene  clusters in the human microbiome reveals a common family of antibiotics. Cell. 2014 Sep 11;158(6):1402-14. doi: 10.1016/j.cell.2014.08.032.

Por Caroline Junqueira, FIOCRUZ-MG

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: