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segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Alguns dados sobre a avaliação do letramento científico do brasileiro


O saber de como uma população aprende ou lida com o conhecimento científico apresenta diversos nomes. Um deles é o Letramento Científico (LC). Esse conceito é derivado do tradicional conceito do Letramento (que envolve alfabetização básica) e se define como a habilidade básica de ler, interpretar, julgar dados, assuntos e conhecimentos científicos. Podem ser exemplos dessas habilidades no nosso cotidiano a interpretação de bulas de remédios; o entendimento das tabelas de composição de alimentos; a interpretação de gráficos de consumo de energia elétrica; ou a capacidade para argumentação na discussão social sobre questões como o uso de células tronco, organismos transgênicos ou uso de animais para experimentação científica.
Como estaria o índice de Letramento Científico de uma população brasileira1? Para desenvolver a avaliação, um esforço conjunto foi realizado através da parceria entre o Instituto Abramundo; o Instituto Paulo Montenegro, responsável pela ação social do Grupo Ibope e a ONG Ação Educativa. Ele resultou na divulgação do relatório com os resultados do estudo sobre o tema, em Junho de 2014, e divulgada, também, pela revista Ciência Hoje2.
Para a pesquisa foram criados níveis com a finalidade de classificar os resultados de letramento científico após o público realizar avaliações. Essas avaliações consistiram, principalmente, em expor as pessoas a algumas informações científicas ou pedir a elas para realizarem a interpretação de gráficos para a tomada de decisão na vida cotidiana: como fazer uso de um remédio, lidar com gráficos da conta de energia elétrica até desafiá-las a analisarem dados um pouco mais complexos, como analises de variações climáticas. Assim, o significado da classificação para avaliar o LC foram: nível 1 correspondendo a ausência de letramento científico; nível 2 e 3, que correspondeu a uma zona intermediária de letramento; nível 4 que correspondeu a proficiência em letramento científico.
 De forma geral, os resultados mostraram índices preocupantes sobre o letramento científico. Como um dos resultados evidenciados na pesquisa, a grande maioria dos brasileiros acham que a ciência é importante. Porém, os resultados também mostraram que a grande maioria dos avaliados possuía níveis intermediários ou baixos de letramento científico. Das 2002 pessoas avaliadas, 79% apresentaram índice de letramento científico intermediário (em níveis elementares com 48% ou básicos com 31% e 16% dos estudantes apresentaram nível de letramento científico ausente) e apenas  5% da população avaliada apresentou proficiência para o letramento científico (ver tabela).



Para saber mais:

  1. Indicador de Letramento Científico. Relatório técnico da edição de 2014. São Paulo, Junho 2014.
  1. GARCIA, M. Brasileiro: analfabeto ‘científico’? Revista Ciência Hoje. Agosto de 2014.

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