BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

Journal Club IBA: A infecção pelos vírus da dengue induz ativação e apoptose de plaquetas via DC-SIGN e caspases




Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas estão expostas ao vírus da dengue (DENV), sendo que 50 milhões delas são infectadas por ano. A resposta imune mediada pelo vírus envolve, basicamente, uma resposta mediada por células NK e linfócitos T citotóxicos que eliminam diretamente células infectadas pelo vírus (especialmente macrófagos e células dendríticas). Nos últimos anos, tem sido descrito a participação das plaquetas no auxílio ao combate a patógenos, e também seu papel inflamatório prejudicial em doenças como a artrite reumatoide, a aterosclerose e a sepse (Semple et al., 2011). É sabido que pacientes infectados com DENV desenvolvem trombocitopenia, pois o vírus é capaz de infectar células precursoras na medula óssea (em especial os megacariócitos, responsáveis pela geração de plaquetas), além de destruir um grande números de plaquetas na periferia (Hottz et al., 2011).
Trabalho recente publicado pelo grupo liderado pelos Drs Patrícia e Fernando Bozza (Hottz et al., 2013) traz novas perspectivas para o estudo de como o vírus da dengue (DENV) induz resposta imune, especialmente no que se diz respeito a participação das plaquetas. Os autores observaram que plaquetas isoladas de pacientes com dengue apresentam maior expressão de P-selectina e sinais clássicos de apoptose, como expressão de fosfatidilserina, despolarização da membrana mitocondrial e ativação de caspase 9 e 3. Ademais, esse perfil de ativação foi diretamente associado com a trombocitopenia na fase febril ou de defervescência da doença, que ocorre entre o terceiro e sétimo dia da doença e nesse período podem surgir os primeiros sinais clássicos da dengue hemorrágica. Para melhor entender os mecanismos moleculares envolvidos na ativação plaquetária e disfunção mitocondrial induzida pelo vírus DENV e sabendo-se que partículas virais podem interagir com moléculas de superfície de outros tipos celulares, incluindo DC-SIGN e integrina αvβ3, moléculas também expressas em plaquetas, foram feitos ensaios in vitro que revelaram que DC-SIGN pode ser um receptor putativo para ativação de plaquetas induzida por DENV.
        Em síntese, o trabalho vem abrindo caminhos para o entendimento dos mecanismos induzem a ativação e apoptose em plaquetas de pacientes infectados pelo DENV, o que leva ao desenvolvimento de trombocitopenia nesses pacientes.

Post de: Aline Sardinha e Taise Landgraf (doutorandas FMRP-USP-IBA)

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: