BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

Imunologia nas escolas – USP/RP: 3ª atividade – Microrganismos e vacinas



Nos dias 14 e 21 de outubro de 2013 ocorreu a terceira atividade do Projeto Imunologia nas Escolas desenvolvido por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Esta atividade aconteceu na Escola Estadual Otoniel Motta e no Colégio Liceu Albert Sabin. O tema abordado neste encontro foi “Microrganismos e Vacinas”.
Inicialmente, apresentamos aos alunos a diversidade dos microrganismos que nos cercam, enfatizando aqueles relacionados a doenças de importante cunho social e econômico como a tuberculose, AIDS, dengue, leishmaniose, entre outras. Realizamos uma apresentação de slides bastante ilustrativa e complementamos com a visualização de lâminas em microscópio óptico com exemplos de alguns dos microrganismos citados.
Em seguida, explicamos com auxílio de painéis os mecanismos envolvidos na resposta imune inata e adaptativa buscando sempre fazer analogias para facilitar a compreensão dos alunos. Neste sentido, um vídeo baseado no filme “O Senhor dos Anéis” foi utilizado para fixar o conteúdo abordado na aula, demonstrando de forma lúdica a batalha entre os componentes do sistema imune e os microrganismos.
Na segunda parte da aula conversamos sobre vacinas. Ilustramos sua descoberta com o vídeo de “O Mundo de Beakman”, e em seguida, destacamos a importância de estar em dia com a vacinação. Falamos ainda sobre os diferentes tipos de vacinas e vias de administração, além de divulgar a recente introdução da vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus) na rede pública de saúde.
Por último, aproveitando o conceito de memória imunológica, abordado na primeira parte, montamos com o auxílio dos alunos um quadro simulando a resposta imune após a vacinação, com o uso de células e microrganismos de EVA.
De maneira geral, foi bastante gratificante realizar esse trabalho e ver o interesse e a participação dos alunos de ambas as escolas. Essa vivência foi importante para nós, pois além de desfrutarmos da oportunidade de ensinar, também aprendemos o quão valiosa é a troca de experiências.

Equipe da terceira atividade (mês de outubro):

Aline Sardinha da Silva (Doutoranda – FMRP/IBA)
Amanda Fonseca Zangirolamo (Doutoranda – FMRP/IBA)
Fabiana Albani Zambuzi (Mestranda – FMRP/IBA)
Leonardo Judson Galvão de Lima (Mestrando – FMRP/IBA)
Luana Silva Soares (Doutoranda – FMRP/IBA)
Natália Ketelut Carneiro (Doutoranda – FMRP/IBA)
Bruna S. Kazitani (Graduanda -  EERP)
Estela R. Cardoso (Graduanda - FCFRP)
Jéssica Alves (Graduanda - EERP)
Jéssica K. Barbosa (Graduanda - EERP)
João Uliana (Graduando - FCFRP)

Coordenadoras:

Profa. Beatriz R. Ferreira
Profa.Fabiani G. Frantz
Profa.Vânia L. Deperon Bonato

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: