BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico para Dra Aldina Barral


     A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Aldina Barral, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013. A insígnia de Comendador, um colar em fita vermelha e um estojo contendo medalha, miniatura, barreta e botão para lapela, foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e chanceler da ordem, Marco Antonio Raupp. Ao todo, foram 70 pessoas, entre cientistas e personalidades, que receberam a honraria, durante a cerimônia. 
     Considerada a mais importante condecoração no campo da ciência e tecnologia no Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída pelo Decreto 772 de 16 de março de 1993. O objetivo é premiar pesquisadores e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico.
     Nascida no Piauí e pesquisadora do CNPq, com graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora Aldina Barral tem mestrado e doutorado em Patologia Humana pela mesma instituição, onde também exerce a função de professora adjunta. Na Fiocruz-BA, é pesquisadora titular e chefe do Laboratório de Imunoparasitologia. Membro da Academia Brasileira de Ciências, a pesquisadora já publicou mais de 207 artigos, orientou 15 dissertações, 12 teses e 3 supervisões de pós-doutorado. Suas pesquisas foram publicadas nas mais importantes revistas de imunologia e medicina tropical, incluindo New England Journal of Medicine, Science, Journal of Immunology e Journal of Infectious Diseases, entre outros. Clique aqui e acesse o lattes da pesquisadora.

Fonte:
Ascom/Fiocruz Bahia
http://www.bahia.fiocruz.br/?area=07X03&new=649

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Maria Bellio (UFRJ)25 de novembro de 2013 19:36

    Mais do que merecido.
    Parabéns Aldina!
    Pena q tão poucas mulheres até agora tenham sido agraciadas.

    ResponderExcluir
  2. Premio e reconhecimento mais que merecido pela comunidade científica.
    Parabéns a Aldina e claro a nossa imunologia.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: