Expressão de CTLA-4 no timo. Fonte:
Verhagen et al., 2013, PNAS.
CTLA-4 é de importância fundamental para a
tolerância própria e a sua deficiência ou a presença de polimorfismos estão
associados às doenças auto-imunes. Tolerância a antígenos próprios é obtida pela
deleção tímica de células T convencionais altamente auto-reativas e a geração
de células T reguladoras (Treg) FoxP3+. Uma das principais moléculas
co-estimuladoras, o CD28, aumenta a seleção negativa de células T convencionais
e promove a geração de células Treg FoxP3+. O papel do seu antagonista homólogo
CTLA-4, entretanto, permanece ainda em debate.
Recentemente, mais um artigo científico foi
publicado na revista PNAS objetivando esclarecer essa questão. O estudo foi
coordenado pelo pesquisador David C. Wraith, da Escola de Medicina Molecular e Celular da Universidade de Bristol no Reino Unido.
No estudo, eles investigaram o desenvolvimento
tímico de células T na presença e ausência de CTLA-4, utilizando um modelo
murino trangênico de TCR para um peptídeo específico da proteína básica Mielina
Ac1-9. Os resultados demonstraram que CTLA-4 é expresso na região cortico-medular
do timo, sugerindo um papel dessa molécula na seleção negativa nesse órgão. Sua
ausência altera a resposta de timócitos CD4+CD8- ao reconhecimento contra o antígeno
próprio, que afeta a quantidade de células Treg geradas e amplia o repertório
de células T convencionais periféricas. A mudança do repertório de células T, após deleção de CTLA-4, altera o processo de rearranjo do TCRα e a diversidade e sequência de
regiões endógenas do CR3α em células T convencionais e Treg. Os resultados do estudo demostram que o CTLA-4 regula o
desenvolvimento inicial de células T auto-reativas no timo e desempenha um
papel importante na tolerância central.
Referência:
- Verhagen J, Genolet R, Britton
GJ, Stevenson BJ, Sabatos-Peyton CA, Dyson J, Luescher IF, Wraith DC. CTLA-4
controls the thymic development of both conventional and regulatory T cells
through modulation of the TCR repertoire. Proc Natl Acad Sci U S A. 2013 Jan
15;110(3):E221-30.
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