BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quando a arte encontra a ciência

O que vocês acham do encontro entre arte e ciência? É uma área que está no meu radar, fico sempre de olho no trabalho de artistas que mergulham no fascinante mundo da ciência.

Vejam dois exemplos abaixo.

A artista norte-americana Kathy High, em sua exposição Blood Wars, (aqui) montou uma "guerra" entre células do sangue de diferentes indivíduos, com objetivo de ver quem tem o sangue "mais forte". Aspas necessárias, certo?




Já o artista brasileiro Eduardo Kac, em sua exposição “Vida, Luz & Linguagem”, que acontece até o dia 10 de abril na França, mostra a "Edunia". Segundo Kac, Edunia é uma plantimal, nova forma de vida por ele criada, uma flor modificada geneticamente, híbrida do artista e de petúnia. "Edunia é uma flor que expressa o DNA do artista em suas nervuras vermelhas e cria, assim, uma imagem viva do sangue humano correndo por elas", de acordo com email que recebi do artista.






















Eduardo Kac aguardando sua Edunia. Fonte: http://www.ekac.org/


Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. cris, acho incrivel essa intersecçao. nós cientistas e artistas estamos sempre trabalhando com o desconhecido. o legal seria que conversassemos mais. as vezes dá medo, como anonimo ai falou, mas mais vezes dá tesão. a parceria, como diziam antes, dá trabalho.
    acho que se usassemos mais as ferramentas da intuicao, da sensibilidade, se fossemos menos dogmaticos, como eles sao, seriamos mais interessantes. seria tambem interessante se eles fossem menos coelhos verdes. e seria muitissimo mais interessante se nåo existisse essa divisao entre eles e nós.

    ResponderExcluir
  2. Murray Gell-Mann (físico Nobel-laureado)
    " A theory appears to be beautiful or elegant (or simple, if you prefer) when it can be expressed concisely in terms of mathematics we already have."

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: