BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Produção de IL-10 por células T CD8+ é auxiliada por células T CD4+


Em um paper publicado na semana passada na Nature Immunology pelo grupo do Dr. Thomas Bracieale (University of Virginia), os pesquisadores mostram que células T CD4+ podem auxiliar a produção de IL-10 por células T CD8+ citotóxicas. Recentemente, vários estudos têm demonstrado que a IL-10 pode ser produzida por vários tipos celulares. Há uma interessante revisão sobre isso também na Nature Immunology, na edição de Março de 2010 (Figura abaixo e o artigo você pode ver aqui).



A IL-10 é uma importante citocina anti-inflamatória capaz de suprimir tanto respostas inatas quanto adaptativas durante infecções e estados relacionados a respostas autoimunes. A lógica teleológica que ampara produção da IL-10 durante processos inflamatórios mais intensos é justamente reduzir a imunopatologia (veja outra interessante revisão sobre o tema aqui). Uma contribuição importante para esta área é a evidência de que células T efetoras podem ser uma importante fonte de IL-10 durante algumas infecções virais (influenza) e parasitárias (Leishmania e Toxoplasma). Então, as mesmas células que produzem mediadores pró-inflamatórios e causam lesão tecidual durante infecções são capazes de se auto-regularem através da produção de IL-10. A compreensão dos mecanismos envolvidos nesta idéia fascinante ainda é embrionária, e a complexidade dos fatores envolvidos é enorme. Diversos coquetéis de citocinas, incluindo combinações de IL-27, IL-21 e IL-12 podem aumentar a produção de IL-10 por células T CD4+ efetoras, mas os achados in vivo não são tão claros. As células T CD8+ são importantes produtoras de IL-10 no trato respiratório de camundongos infectados com o vírus influenza, e isso parece ser importante para a redução da imunopatologia durante a resposta anti-viral (o artigo que mostra isso é do mesmo grupo, mas publicado na Nature Medicine em 2009 – veja aqui). No trabalho mais recente, o grupo mostra então, através de experimentos bem elegantes, que a IL-27 é requerida para o desenvolvimento de células T CD8+ citotóxicas produtoras de IL-10 in vivo, em um modelo de infecção por influenza. Adiante, eles ainda mostram que a IL-2 derivada de células T CD4+ é capaz de induzir, juntamente com a IL-27 vinda de células inatas, a produção de IL-10 por tais células T CD8+. Eles ainda mostram que o mecanismo de indução parece ser dependente da indução do fator de transcrição Blimp-1 nas células T CD8+. Assim, os resultados mostram uma nova via de regulação da produção de IL-10. A leitura é fácil e os experimentos bem intuitivos. Vale a pena a leitura.

Fonte: Sun J, Dodd H, Moser EK, Sharma R, Braciale TJ.
CD4(+) T cell help and innate-derived IL-27 induce Blimp-1-dependent IL-10 production by
antiviral CTLs. Nat Immunol. 2011 Feb 6. [Epub ahead of print]

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Prezados,

    possuo um quadro de rinite alérgica grave e crônico a cerca de 4 anos ininterruptos. Li alguns trabalhos que relacionam a infecção por vermes helmínticos à produção de IL-10 que equilibra as respostas alérgicas. Existe algum tratamento, mesmo que experimental, que eu possa utilizar? É um grande sofrimento conviver com este mal todos os dias. Agradeço a atenção. Henrique Machado, henriqnog@hotmail.com, 31 98331-7123

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: