Creio que todos concordam que o ensino de ciências no Brasil não é bom. O que poderia ser feito para melhorá-lo? O que pensam das medidas abaixo?
- Tornar as universidades mais responsáveis pelo ensino de ciências básicas e matemática que ensinam aos alunos de graduação;
- Fazer pequenos vídeos sobre cientistas contemporâneos e usá-los nas aulas para mostrar o tipo de problemas que os cientistas resolvem;
- Dar boas condições financeiras e apoio para que os cientistas interessados no ensino secundário tenham suporte parecido ao das universidades;
- Criar oportunidades para estimular os jovens a entender como a matemática e as ciências se conectam com o mundo real;
- Para formar a nova geração de cientistas é necessário ensinar a lição mais importante: a ciência precisa de imersão;
- Trazer os estudantes de pós-graduação de ciências e matemática para ensinar na escola secundária;
- Criar um dia por semana dedicado à invenção na escola primária e secundária;
- Oferecer estágios para alunos da escola secundária nos laboratórios de pesquisa, como na iniciação científica junior;
- Tornar a invenção e a criatividade o foco principal dos cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
- Fazer com as famílias apreciem a ciência.
Estas são idéias apresentadas no artigo Ideas for Improving Science Education publicado no New York Times de 2 de setembro de 2013 (aqui).
Notem que o problema da educação científica é uma preocupação não somente aqui no Brasil e mesmo países com grande cultura científica estão interessados em melhorá-lo.
O artigo tem outras propostas e merece ser lido com atenção. Contudo nenhuma das idéias isoladamente resolverá o problema. Precisamos uma combinação de muitas
Veja abaixo que fez as sugestões acima.
- Carl E. Wieman - Nobel laureate in physics; former associate director, White House Office of Science and Technology Policy;
- Catherine Drennan - Professor of chemistry and biology, Massachusetts Institute of Technology;
- Alan Leshner - Chief executive officer, American Association for the Advancement of Science;
- Freeman Hrabowski III - Mathematician; president, University of Maryland, Baltimore County;
- Elizabeth Blackburn - Nobel laureate in medicine; biochemist, University of California, San Francisco;
- Rita Colwell - Cholera researcher, former director, National Science Foundation;
- Paulo Blikstein - Director, Transformative Learning Technologies Laboratory, School of Education, Stanford University;
- Michael Summers - Biochemist; Howard Hughes Medical Investigator, University of Maryland, Baltimore County;
- Salman Khan - Founder, Khan Academy, which offers free online courses;
- Mariette DiChristina - Editor in chief, Scientific American.
Figura vista aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário