BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Leishmania está dando de goleada nos antimoniais



Desde que foram desenvolvidos na primeira metade do século XX até hoje, os antimoniais pentavalentes são os principais agentes no tratamento de todas as formas de leishmaniose ao redor do mundo. Tais compostos desempenham importante papel no controle da doença visto que vacinas contra a leishmaniose ainda estão em fase de desenvolvimento. Entretanto, nos últimos anos têm sido reportados grande número de casos de resistência aos antimoniais pentavalentes. Na Índia, um dos países com maior número de casos da doença, a taxa de falha no tratamento com o antimonial chega a mais de 60%, o que resultou na retirada deste medicamento da prática clínica. Outras drogas estão disponíveis no mercado e grande número de estudos têm sido feitos para avaliar sua eficácia e aprimorá-las, dentre estas estão a anfotericina B e seus derivados lipossomais, a miltefosina e o sulfato de paramomicina.
A origem da resistência aos antimoniais é multifatorial e os diversos mecanismos moleculares envolvidos podem variar de espécie para espécie do parasita. Isso explica porquê na Índia o antimonial não é mais utilizado, enquanto que em outros países, como no Brasil, o tratamento da leishmaniose depende grandemente dele. Contudo, mesmo no Brasil, os casos de resistência a este tratamento chegam a quase 30%. Com base nesses fatores, há um significante estímulo para investigação das estruturas e mecanismos que conferem à Leishmania poder para driblar a ação dos antimoniais.
Um recente estudo investigou genes de Leishmania braziliensis que estariam potencialmente envolvidos com a resistência ao antimônio. Neste trabalho, que contou quase exclusivamente com técnicas de biologia molecular, foi possível partir do DNA genômico de L. braziliensis, clonado em cosmídeos, identificar o gene específico, bem como seu produto, que está envolvido com uma via de resistência ao antimônio. Vale ressaltar que este gene, denominado ARM58 (do inglês Antimony Resistance Marker of 58kDa), não está relacionado com nenhum mecanismo de resistência já reportado na literatura e seu papel não está ainda completamente elucidado. Isso demonstra o quanto abordagens não tradicionais e muitas vezes não direcionadas por uma hipótese são necessárias em estudos de investigação de mecanismos moleculares. Além disso, a identificação de marcadores moleculares de resistência à drogas se faz extremamente necessária para o aprimoramento destas ou formulação de outras mais eficazes, bem como monitoramento precoce dos casos de resistência terapêutica.

Thais Carvalho Santos, Roque Almeida


Referência: Nühs A, Schäfer C, Zander D, Trübe L, Tejera Nevado P, Schmidt S, Arevalo J, Adaui V, Maes L, Dujardin JC, Clos J. A novel marker, ARM58, confers antimony resistance to Leishmania spp. Int J Parasitol Drugs Drug Resist. 2013 Dec 6;4(1):37-47.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: