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terça-feira, 6 de maio de 2014

Como foi sua aula de Imunologia hoje?


Minha contribuição esse mês para o Blog da SBI continuará no campo da do Ensino, em especial sobre ensino de imunologia. Meu texto está em dois tópicos: o primeiro abordo uma questão para reflexão e no segundo uma sugestão de leitura para aqueles(as) que estejam interessados em como se faz uma boa pesquisa em ensino de imunologia.

Como foi sua aula de imunologia hoje?

Abordando o conhecimento acumulado de imunologia no recorte da década de 60 até os dias atuais é como uma “galáxia” imensa no universo científico. E essa “galáxia” inteira tem que caber no espaço-tempo de um único “planeta” chamado de disciplina de imunologia básica da graduação. De tanto forçar para que caiba todo esse conhecimento dentro desse espaço-tempo, menor do que o necessário, acontece a quebra do conteúdo e os pedaços são oferecidos as vezes sem ligação ou remendados. O que fazer? E como fazer? Um desafio enorme para todos nós e para algumas gerações a frente.
Entretanto, uma luz interessante pode vir dos resultados de pesquisa básica em ensino de imunologia. Assim como a imunologia experimental, a pesquisa em ensino pode sair do pesquisar básico para algo aplicado. Nesse caminho, um dos objetivos da pesquisa básica em ensino é estudar metodologias de ensino que podem vir a ser transformadas em produtos interessantes para as aulas, como por exemplo, atividades investigativas, experimentais, investigativo-experimentais, programas computacionais de simulação experimental e etc. Essas metodologias podem ser de grande utilidade perante as demandas da imunologia básica auxiliando professores e alunos a abordar temas espinhosos dentro da imunologia e, que na maioria das vezes, esbarram em outras disciplinas, aumentando a dificuldade do trabalho do professor e do aproveitamentoo do aluno nas aulas. Fica um convite para a área de ensino de ciências.

Leitura recomendada de uma boa pesquisa em ensino de imunologia:

Martins & Pereira (2012) realizaram um estudo interessante e importante no campo do ensino de Imunologia no Brasil. Intitulado de “O ensino de imunologia: análise dos principais métodos e recursos didáticos utilizados em universidades brasileiras”, o trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento dos artifícios metodológicos e didáticos utilizados por professores de imunologia no Brasil. Os resultados mostraram que grande parte dos professores que contribuíram para a pesquisa utilizavam algum tipo de recurso didático, como leitura de textos, aulas expositivas, apresentação de seminários. Uma questão interessante levantada pelo autores do estudo é a dificuldade relatada pelos professores no trabalho em sala de aula com os temas da imunologia que necessitam do apoio de outras áreas, e explicitando a deficiência dos alunos nelas, como bioquímica, biologia molecular, biologia celular. Outro fato relatado pelos professores é a constatação da ausência de discussão sobre imunologia no ensino médio. Esses fatos trazem dificuldades ainda maiores para as aulas e que estão associadas a uma carga horária limitada para a disciplina.

Sobre as dificuldades dos alunos nos temas da imunologia que necessitam de conhecimentos de áreas vizinhas, o interessante que esses resultados nos fazem pensar é que o novo pensamento sobre a didática não deve ficar limitado apenas a uma grande área do conhecimento biológico. Outras áreas, como as citadas, necessitam, também, buscar mecanismos de inserir a questão da pesquisa em ensino nos seus objetivos como área estruturada. Assim, uma integração interessante interdisciplinar para o ensino.

Martins, F.P.S.; Pereira, F.L. O ensino de imunologia: análise dos principais métodos e recursos didáticos utilizados em universidades brasileiras. II Fórum Internacional sobre prática docente universitária, Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 

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Um comentário:

  1. Considero a discussão de extrema relevância. No cenário atual do universo acadêmico, onde a pesquisa aplicada é a menina dos olhos de professores e pesquisadores, abrir espaço para se discutir sobre ensino (e extensão) na área de Imunologia é um desafio. Contudo, merece atenção especial, haja vista que o ensino de imunologia na graduação é a base para a formação de profissionais da área da saúde e futuros pesquisadores que possam, de modo contextualizado, aprimorar os conhecimentos da Imunologia.

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