BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 26 de agosto de 2012

Journal Club Iba: Complicações Imunológicas da Obesidade



Uma das maiores preocupações atualmente, principalmente das mulheres, é manter a silhueta. Sempre temos algum amigo (a) que está constantemente lutando contra a balança e fazendo dietas intermináveis. E não é para menos, pois a obesidade tem sido tratada com grande destaque nos últimos anos, devido ao fato de ser uma doença bastante frequente no mundo ocidental. Na verdade essa doença já está sendo considerada uma epidemia e um fator de grande preocupação dos órgãos reguladores de saúde em todo o mundo. O que sabemos é que a obesidade é uma das complicações da síndrome metabólica, e, claro, está intimamente relacionada ao sistema imune. Esse mês, um comentário publicado na Nature Immunology (Kanneganti& Dixit, 2012) discute as complicações imunológicas da obesidade. O tipo de reposta imune e as moléculas responsáveis por induzir a obesidade ainda se mantêm um assunto bastante controverso. A revisão apresenta diversos trabalhos que demonstram diferentes tipos celulares como sendo os mais importantes para indução do processo inflamatório capaz de desencadear a obesidade, dentre eles linfócitos T, linfócitos B e macrófagos. Abaixo seguem alguns dos tópicos discutidos:

-Alguns grupos demonstraram que a leucocitose do tecido adiposo, caraterizada pelo aumento de linfócitos nesse microambiente, é o principal responsável pelo desenvolvimento do fenótipo de obesidade;

-Outros trabalhos mostram que o acúmulo de macrófagos no tecido adiposo é o principal responsável pela obesidade. A polarização de macrófagos para os subtipos M1 (classicamente ativados) ou M2 (alternativamente ativados) dentro do tecido adiposo determina o aumento do mesmo em modelos de obesidade. Nesse contexto, o macrófago M1, inflamatório, é capaz de induzir a obesidade enquanto o macrófago do tipo M2 é considerado um regulador negativo desse processo;

-DAMPs como ceramidas, palmitatos, polipeptídios amiloides (IAPP – isletamyloidpolypeptide) ou até fragmentos de adipócitos foram descritos como agonistas da molécula NLRP3. Camundongos nocautes para moléculas do inflamassoma são protegidos da obesidade após a alimentação com dieta rica em gordura.

Dessa forma o tecido adiposo pode ser considerado um grande órgão imune que possui populações alteradas de células responsáveis por induzir inflamação.

Relacionando algumas dessas complicações, o artigo de Henao-Mejia e colaboradores (Nature, março de 2012) traz o papel da disbiose (condição de desequilíbrio da microbiota) mediada por inflamassoma regulando a progressão da doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD - Non-alcoholicfattyliverdisease) e da obesidade. O grupo mostra que camundongos nocautes para o inflamassoma (Asc-/-) desenvolvem um pior quadro de NAFLD ou obesidade (dependendo da dieta administrada) em relação ao camundongo WT. Isso se deve ao aumento da inflamação e a alteração da microbiota, que se torna transmissível para os animais WT quando estes estão alojados na mesma caixa que o animal Asc-/-. Mas como um camundongo nocaute para inflamassoma apresenta mais inflamação que o animal WT?

A inflamação nesse caso é induzida pela ativação de TLR4 e TLR9, pois uma vez que a microbiota está alterada, ocorre um aumento da permeabilidade intestinal, permitindo que as bactérias presentes no intestino ou seus produtos sejam translocados para a lâmina própria ou para o fígado, respectivamente. Esse mecanismo leva a uma sinalização capaz de produzir TNF-α e inflamação.
Adaptado de Elinavet al. 2012. Cell
Realmente, são diversas vias metabólicas e imunológicas que integradas promovem a inflamação capaz de desencadear a obesidade. Muitas perguntas ficam no ar. Afinal NLPR3 é uma molécula protetora ou indutora de obesidade? Quais seriam os mecanismos capazes de alterar a microbiota em humanos? Uma coisa todos nós concordamos, controlar a alimentação e fazer exercícios ainda é uma das melhores receitas para manter a forma e ficar longe das complicações da obesidade.
Post de Aline Sardinha e Jonilson Berlink.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Já ouviram falar no filme O Peso da Nação ?
    Este documentário da HBO é uma denúncia forte sobre como a indústria dos alimentos iniciou a epidemia de obesidade entre as classes mais pobres nos Estados Unidos e que depois se espalhou por outras classes sociais. Mostra como ela baixa propositalmente os preços dos alimentos mais calóricos (e prejudiciais) nos supermercados das regiões menos favorecidas (fast-food). O link está aqui no meu blog http://emagrecercomsaudeefacil.blogspot.com.br/2012/09/o-peso-de-uma-nacao-conforme-prometido.html

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: