BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 20 de março de 2012


Uso de aptâmeros como Biosensores

Biosensores protéicos fluorescentes são usados para rastrear expressão gênica, localização protéica e mudanças conformacionais. O desafio é que esse tipo de biosensor é difícil de desenhar e nem sempre é capaz de contemplar uma diversidade maior de moléculas a serem testadas.

Pesquisadores da Universidade de Cornell nos EUA descobriram uma estratégia interessante para construir biosensores de RNA, também denominados aptâmeros. Liderados pelo professor de farmacologia Samie Jaffrey, os pesquisadores descreveram um tipo de sequência de RNA que se liga e ativa a fluorescência de moléculas pequenas alvo-específicas marcadas com fluorescência verde. Esse aptâmero foi denominado “Espinafre” e mostrou ser eficiente para identificação de transcritos e metabólitos. Em estudo publicado em março pela revista Science, os pesquisadores utilizaram o “Espinafre” para ligação a metabólitos específicos como adenosina, guanina e S-adenosilmetionina.

A estratégia, segundo os pesquisadores, oferece duas vantagens principais sobre os biosensores de proteínas: Ao contrário das proteínas, aptâmeros podem ser facilmente gerados para praticamente qualquer molécula em poucas semanas; a outra vantagem é a força do sinal obtida. No estudo atual, os autores detectaram in vitro mudanças de sinal que chegavam a 32 vezes mais altas do que os métodos tradicionais; in vivo, eles detectaram mudanças de até 20 vezes.

Com esta abordagem, o grupo do Dr. Jaffrey planeja estudar perfis metabólicos associados com doenças neurodegenerativas e câncer, identificando compostos capazes de normalizar perfis que estejam alterados. Segundo o pesquisador, usando essa tecnologia será potencialmente possível acompanhar como metabólitos diferentes sofrem alterações numa mesma célula simultaneamente.

Referências:
1. Paige, J. S., K. Y. Wu, and S. R. Jaffrey. 2011. RNA mimics of green fluorescent protein. Science 333:642-646.

2. J.S. Paige et al. 2012. Fluorescence imaging of cellular metabolites with RNA. Science 335:1194. 

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: