BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2010

IL-4 na cabeça!



Seguindo na linha da neuro imuno, saiu um paper estranho mas muito legal no Journal of Experimental Medicine de 10 de maio sobre o efeito da IL-4 cerebral sobre o aprendizado e a memória. A história é a seguinte: esse grupo já havia publicado que camundongos com deficiência de linfócitos T (LT) têm maior dificuldade em cumprir tarefas que exigem aprendizado e memória (como achar uma plataforma submersa dentro de um tanque com água, por exemplo). Eles inclusive mostraram que a reconstituição de camundongos sem LT com esplenócitos totais de wild type (mas não com esplenócitos depletados de LT) melhora significativamente a performance nessas tarefas.

Nesse último paper, os autores vão atrás do mecanismo. Surpreendentemente, eles mostram que o treinamento ao qual eles submetem o camundongo (que dura 4 dias) leva a um aumento significativo no número de LT nas meninges, especialmente aqueles produtores de IL-4. Além disso, animais deficientes em IL-4 parecem ter o mesmo fenótipo dos animais sem LT, e reconstituição com 2 milhões de LT WT (mas não LT IL-4-/-), parcialmente restaura o aprendizado normal, sugerindo que a perda das células IL-4 positivas é o responsável pela perda de capacidade mental.

A hipótese dos autores é que o efeito da IL-4 não é direto, mas ocorre via a inibição da produção de citocinas inflamatórias por células mielóides residentes nas meninges, mas os dados por trás dessa conclusão nao são lá essas coisas... Mas vale como mais um registro da interação entre o sistema imune e o nervoso, que parece que está virando uma área de bastante interesse ultimamente.

E bora injetar IL-4 na cabeça na hora de escrever a tese!!

Referência:
Regulation of learning and memory by meningeal immunity: a key role for IL-4.
Derecki NC, Cardani AN, Yang CH, Quinnies KM, Crihfield A, Lynch KR, Kipnis J.
J Exp Med. 2010 May 10;207(5):1067-80. Epub 2010 May 3.PMID: 20439540 [PubMed - in process]

Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Preciso de quantidades industriais de IL-4! Para consumo próprio.

    ResponderExcluir
  2. É... prefiro nem comentar sobre as quantidades que necessito... certamente ultrapassam as industriais! rs

    ResponderExcluir
  3. Estou num congresso de neuroimuno em Dublin. Assisti a palestra do J. Kipnis e foi muito legal!
    Estou ingressando no mundo da neuroimuno e assiti a palestras incríveis aqui!
    Muito bom!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: