Para quem faz microarray ou quer saber mais sobre a expressão de determinados genes nas diferentes populações de leucócitos, um site interessante e bastante útil é o
Immunological Genome (ou
ImmGen). O projeto está sendo desenvolvido por vários laboratórios dos EUA, cada um dos quais contribui com dados de expressão gênica das populações celulares em que é especialista. O objetivo geral do projeto é “gerar um compêndio de dados de microarray para a grande maioria das populações celulares dos sistemas imunes inato e adaptativo do camundongo em diversos estágios de diferenciação e ativação”.
Mesmo incompleto, o site já contém muita informação útil pra quem trabalha com expressão genica. Por exemplo, a figura acima mostra a variação nos níveis de expressão de GAPDH (isso mesmo, aquele gene que todo mundo usa como controle “invariável”) em diversos tipos de células T.
O site também têm outras ferramentas de biologia computacional, como geradores de redes genéticas específicas de cada tipo celular, e tutoriais ensinando como usá-las. O objetivo final do projeto é identificar as “assinaturas moleculares” que conferem identidade a cada tipo celular. Mas enquanto isso nao acontece, vale a pena conferir e utilizar a enorme quantidade de dados já depositada no site.
Muito útil, Gabriel...
ResponderExcluir