BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Popularização da ciência


Várias vezes fui indagada sobre assuntos que estão bem estabelecidos em nosso meio mas pouco esclarecidos para o público em geral. Um exemplo é o caso do Instituto Royal: Apesar da imprensa ter debatido e abordado amplamente o tema, para muitos, tudo permanece obscuro. Ouço ainda a reclamação de que poucos foram os cientistas que se manifestaram com veemência sobre o assunto, como os "defensores dos animais" o fizeram. A pesquisa cientifica é vista por muitos como algo muito complicado e até inacessível. O fato é que em tempos de radicalismos e valorização da ignorância, é primordial uma maior e melhor divulgação dos objetivos e métodos científicos. Nesse contexto, encontrei um vídeo que foi usado para um encontro de popularização da ciência que ocorreu em Julho, em Oxford. A exposição reúne um grande número de visitantes todo ano, incluindo grupos escolares e a comunidade em geral. A intenção é mostrar o melhor da tecnologia científica britânica de uma maneira divertida. Vejam o vídeo abaixo sobre o laboratório da Fiona Powrie e vamos  refletir sobre o assunto. Podemos iniciar tentando tornar o nosso blog mais difundido. Compartilhe conosco suas ideias. 


Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Sou extremamente a favor de publicações aqui de maneira mais informal para alcançar outro público. Artigos super complexos podem se tornar mais interativos sempre e trazer mais cientistas e maior visibilidade em geral para nossa página.

    ResponderExcluir
  2. Super tema, Luara! Sou a favor de uma maior divulgação científica para o público leigo, mas infelizmente, há muitos cientistas brasileiros que são contra, o que faz com que demos tiros no próprio pé e no dos outros também. Já comentei isso uma vez pessoalmente (vejam o caso do Romário, que não é cientista, mas luta por menos morosidade na alfândega dos produtos de pesquisa importados) e fui duramente criticado, depois de ser interrompido sem sequer ter a chance de expor meus argumentos. Se a nossa educação básica é tão ruim, por que não levar o Projeto Imunologia nas Escolas para mais escolas? Muitos pesquisadores têm medo de "perder" seus pós-graduandos para esse projeto, mas esquecem que novos e melhores alunos de iniciação científica, com uma melhor formação básica (incluindo "saber fazer contas"), podem fazer uma grande diferença no futuro, como já acontece nos laboratórios dos EUA, Japão e Alemanha, em que o primeiro contato prático com a ciência não acontece no ensino de graduação, mas desde o ensino primário.

    ResponderExcluir
  3. Concordo completamente João! Tenho receio de estarmos caminhando cada vez mais para um mundinho fechado que, devido à pouca compreensão, estará fadado ao apoio restrito da sociedade. O projeto Imunologia nas Escolas é fantástico e deveria ganhar novos horizontes. Além de ganharmos novos e melhores ICs, isso valorizaria nossa profissão e precisamos disso tanto quanto do auxílio financeiro. Aliás, será que esse apoio e valorização não estimularia a maior disponibilização de recursos? Às vezes sinto falta das pessoas saberem até o mais simples: o que é Imunologia!!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: