BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 27 de março de 2014

Regras de importação travam pesquisa científica no país

Este artigo foi publicado na UOL e acredito reflete a ansiedade dos cientistas brasileiros.
Publicado por Lygia da Veiga Pereira em 25/02/2014 (UOL) 

Meu ano profissional começou bem: tive dois projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq: um deles dentro do programa Ciência sem Fronteiras, que vai financiar a vinda de um cientista inglês especialista em células-tronco para o nosso laboratório, e o outro dando mais verba para nossos projetos em terapia celular.  Ótimo, graças a muito trabalho de minha equipe, dinheiro para pesquisa não tem sido uma limitação para nós nos últimos anos.
Mas, então, por que a sensação de frustração?  Por que não conseguimos produzir resultados tão importantes quanto gostaríamos?  Por que a ciência brasileira, apesar de ter aumentado o número de artigos publicados, segue tendo um impacto baixo, segue "comendo pelas bordas"?

IMPACTO
90% dos pesquisadores brasileiros já mudaram os rumos de seus trabalhos ou desistiram de realizar algum experimento por causa de problemas com importação.
A questão é complexa, com elementos talvez históricos de uma cultura pouco empreendedora, e que não dá o devido valor à educação, da perversidade do funcionalismo público e sua estabilidade/isonomia incondicional, da baixa prioridade do item "pesquisa" na agenda nacional, entre outros.  Mas um problema crônico e enorme é a falta de agilidade que nós cientistas temos nas nossas atividades de pesquisa.
A ciência realmente inovadora é aquela cujos resultados não podemos prever.  Claro, temos sempre uma hipótese inicial – porém muitas vezes os resultados que obtemos apontam novas e interessantes direções, para as quais precisamos desenhar novos experimentos, que requerem novos reagentes. 
Mesmo tendo verba para comprá-los, é nesse momento que o processo empaca: invariavelmente, temos que esperar de 60 a 90 dias pela importação dos novos reagentes.
Esta é a realidade do pesquisador no Brasil. Um questionário feito por colegas da UFRJ em 2010 revelou que 99% dos cientistas brasileiros dependem de produtos importados para suas pesquisas.
Todos esperam de 1 a 24 meses (sim, dois anos) pela chegada dos produtos importados. Além disso, esses produtos ficam presos na alfândega, fazendo com que 76% dos entrevistados já tenham tido material perdido durante o processo.
Não é, então, de se espantar que 90% dos pesquisadores brasileiros já tenham mudado os rumos de seus trabalhos ou até mesmo desistido de realizar algum experimento por causa de problemas com importação.
O governo diz que está tudo funcionando muito bem com o programa Importa Fácil, mas 91% dos entrevistados não concordam, e seguem penando para fazer ciência no país. 
Essa falta de agilidade é uma enorme desvantagem competitiva em relação a países desenvolvidos, nos quais esses reagentes chegam em 2 ou 3 dias. O que nos resta é fazer o que é possível: uma ciência pouco inovadora (sem imprevistos) e superficial.
LEIA MAIS
O mais irônico é que as limitações todas são impostas pelo grande financiador de nossas pesquisas, o governo federal. Apesar de dizer que valoriza a atividade de pesquisa, o governo criou um labirinto legal para importações que não distingue um pesquisador de um potencial contrabandista.  E assim, dá um tiro no pé, impedindo o desenvolvimento científico do Brasil.
BUROCRACIA
O governo criou um labirinto legal para importações que não distingue um pesquisador de um potencial contrabandista
Mas ainda há esperança.  Atualmente, tramita no Congresso um projeto de lei para facilitar a importação de insumos para pesquisa, iniciativa dos deputados federais Romário e Mara Gabrilli. Cientistas, governo e população temos todos um objetivo em comum: melhorar a ciência no Brasil.
Vamos então juntar forças para elaborar um instrumento legal realmente eficaz, que transforme a forma de se fazer pesquisa no país.  Não é difícil, dessa vez não pedimos mais verbas, só precisamos de vontade política. O governo que resolver esta questão entrará para a história do desenvolvimento científico do Brasil.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Hoje mesmo o projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Agora estará nas mãos dos deputados.

    http://www.romario.org/news/all/comissao-aprova-projeto-de-romario-que-facilita-importacao-de-material-para-pesquisa/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns

    Precisanos continuar protestando para mudar essas leis. Quanto mais falarmos ao publico sobre essa desnecessaria burocracia mais apoio teremos da Sociedade. Absurdo também é pagarmos impostos para compras de reagentes para a pesquisa.

    Vem ai eleições e hora de permirmos aos candidatos apoio a nossas propostas de mudanças desse absurdo legal

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: