BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 11 de março de 2014

Como lipídeos podem direcionar a resposta imune inata?

Como vias de sinalização comuns podem ser ativadas de diferentes localizações subcelulares durante a resposta imune inata? Uma pergunta que pode parecer simples, mas a resposta envolve uma complexa rede de interações moleculares. Recentemente, foram publicados novos dados que estabelecem como a promiscuidade, e não a especificidade, durante a sinalização celular pode ser muito benéfica para se diversificar as localidades subcelulares onde ocorrem a transdução de sinal durante a resposta imune inata. E essa promiscuidade é dada pela ligação de diferentes moléculas lipídicas ao domínio de TIRAP. Os autores demonstraram como diferentes alvos lipídicos podem se ligar à TIRAP e direcioná-lo para diferentes organelas permitindo que ocorra a sinalização de diferentes compartimentos subcelulares na presença de TLRs ativados.




 Vale a pena dar uma lida no artigo publicado na Cell e na revisão publicada na Nature Rev Immunology.

Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Que legal! Vejo que você mergulhou de vez nos lipid "rafts", ou melhor, na onda dos lipídios! (vide conversa que tivemos sobre algum post seu anterior). Você já está trabalhando com isso? Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá João, obrigada! sim tenho trabalhado com vias de sinalização do metabolismo lipídico celular durante a inflamação e resposta imune inata em diferentes modelos. É realmente uma área super interessante! sou suspeita pra falar! rs Se precisar de alguma coisa, estamos aí! Abraços

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: