BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mea Culpa Retractions




Recentemente uma resenha publicada na The Scientist (Kerry Grens, agosto 30, 2013) aborda um tema cada vez mais polêmico - a maneira como são vistos os cientistas que tem seus artigos retratados. 

Veja o link:
http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/37317/title/Mea-Culpa-Retractions/

Neste caso o artigo começa com 
"Researchers earn applause after recalling two papers containing misinterpreted findings."

Cada caso é um caso !!! O erro está em generalizar !!!! 

Entretanto, independente da opinião vale a pena a reflexão: O que seria de Rutherford-Bohr, Einstein e Planck sem a teoria atômica de Thomson? 

PS: No modelo proposto por Joseph John Thomson o átomo era composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como passas em um pudim. 

Abraço Josi

Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Existe nas ciências biológicas incontrolável pavor de errar. O prestigiado educador Ken Robinson possuí uma frase selebre que diz, “If you’re not prepared to be wrong, you’ll never come up with anything original.” A questão é, como perceber isso.

    ResponderExcluir
  2. Pois he concordo com isso é duro saber que não podemos errar. Que mundo é esse????? Ciência não deveria ser assim!!!!! Pelo contrário devia ser algo saudável , onde descobertas são discutidas, corrigidas e finalmente aplicada. Quantas coisas erradas viraram verdade. E quantas verdades tornaram-se completa mentira..... Enfim um tema que precisa ser refletido!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O problema não é ter uma série de experimentos e evidências que fazem você chegar a uma conclusão errada. O problema é o erro intencional para a própria promoção! E num sistema onde valoriza-se o número de publicações isto se torna mais crítico ainda.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: