BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aprendendo na Internet, ou O Que Fazer Durante 30 Minutos de Incubação?


A rotina de todos nós que trabalhamos na bancada inevitavelmente inclui períodos de espera por incubações intermináveis. Por exemplo, meu protocolo de sorting de células do centro germinativo tem 4 incubações de 30 minutos e 6 centrifugações de 10 minutos, ou seja, um total de 3 horas de espera. Isso sem contar o tempo de trabalho braçal repetitivo (por exemplo, mais 1 hora para macerar/filtrar/lisar 10 baços).


Existem várias opções do que fazer nesse tempo "livre": 1) ler o Blog da SBI; 2) tomar cafezinho; 3) achar outro “incubando” para conversar; 4) surfar na internet; e 5) ler um paper (em último caso). Mas a opção que mais tem me agradado ultimamente é tirar proveito dos podcasts científicos que são distribuídos gratuitamente no iTunes ou em outros sites. É impressionante a quantidade de informações sobre biologia e outras áreas científicas que estão disponíveis nesse formato. Essa é uma lista dos meus preferidos:


1) TWiV (This Week in Virology) – podcast semanal liderado por Vincent Racaniello, virologista e professor da Columbia University em Nova York. O conteúdo é variável, e vai de “aulas” sobre determinados vírus e conceitos na virologia (por exemplo, o último episódio (no 106) explica algumas características da replicação do DNA viral) a entrevistas com nomes importantes da virologia (o episódio no 100 foi com David Baltimore) e simples bate-papos sobre assuntos ligados à biologia em geral. Muito engraçado e instrutivo.


2) The Naked Scientists – esse é um programa semanal da Rádio BBC inglesa, apresentado por cientistas mas dirigido ao público geral. Começa com notícias científicas em geral, seguidas de entrevistas com cientistas que publicaram artigos importantes recentemente, respostas a perguntas dos ouvintes e uma seção chamada “Kitchen Science” em que são descritos experimentos que podem ser feitos em casa. Menos instrutivo mas muito divertido.


3) Podcasts das revistas Nature, Cell e Science – essas três revistas têm podcasts que comentam os artigos publicados nos últimos números. Os da Nature e Science são semanais e o da Cell é mensal. Em geral menos divertidos que os anteriores, mas são uma boa maneira de se manter atualizado sobre as novidades do mundo científico.


4) iTunes U – a universidade do iTunes. Esse é pra quem quer aprender mesmo. Uma coleção infindável de aulas e até cursos completos sobre vários assuntos científicos (por exemplo, o site tem o curso completo de Neurociência e Comportamento do MIT). O podcast em si é basicamente o áudio das aulas, mas em muitos casos há um link para as apresentações em PowerPoint que acompanham a aula. Uma ótima fonte de conhecimento, mas num formato um pouco menos palatável.


E você, leitor, tem algum podcast preferido? (Ou outra opção melhor para passar 30 minutos de incubação?)

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Gabriel, ótima lista!
    Gosto também do Science Friday: http://www.sciencefriday.com/feeds/about/

    Penso que precisamos de mais podcasts em português, não é mesmo? Bem que a SBI poderia fazer podcasts mensais.

    Dicas em português:
    Podcast do pessoal do ScienceBlogsBr:
    http://scienceblogs.com.br/dispersando/2010/11/dispersando_5_-_nobel_e_ignobe.php

    Programa Pesquisa Brasil da Revista Pesquisa Fapesp: http://revistapesquisa.fapesp.br/index.php?sec=61&type=md&nb=1&lg=

    ResponderExcluir
  2. Ué, Cris... vamos sugerir isso ao Barral! Podemos associar ao Blog e a SBI na rede, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  3. eu acho muito legal. ouçam o TWiV e vejam o que vcs acham.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, mas durante as incubações faço outros experimentos ;-)

    ResponderExcluir
  5. Otima lembraca! Costumava ouvir no metro a caminho do trabalho nos USA. Como agora nao ando mais de metro, incubacoes podem ser uma otima desculpa!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: