BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Galinhas: a fantástica fábrica de anticorpos

Post escrito por Álvaro Ferreira Júnior
Doutorando do Programa de Pós-graduação
em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

Universidade Fede
ral de Uberlândia


Apesar de ainda não serem amplamente utilizados pela comunidade científica, os anticorpos produzidos por galinhas (IgY) são ferramentas interessantíssimas para aplicação em diferentes protocolos dentro da imunologia, como profilaxia, terapia e proteômica.

Os números impressionam: uma única gema de ovo possui um volume médio de 12 mL, dos quais obtem-se 4 mg/mL de anticorpos IgY com alta pureza. Uma galinha produz aproximadamente 300 ovos/ano, logo serão 3600 mL de gema, anualmente, o que equivale a uma massa de anticorpos policlonais de quase de 150g/galinha, sendo que anticorpos de alta afinidade são produzidos precocemente durante procedimentos de imunização. Outra grande vantagem na obtenção destas imunoglobulinas é o fato de não necessitar de processos invasivos e/ou eutanasia do animal imunizado, sendo o procedimento livre de estresse para a ave.

Com relação a sua utilização, os anticorpos IgY não reagem com o fator reumatóide, não ativam o complemento de mamíferos, não se ligam aos receptores Fc de mamíferos, não interagem com proteína A ou G, além de serem facilmente conjugados à diferentes enzimas e fluorocromos. Todas estas vantagens tem sido analisadas de perto por diferentes institutições de pesquisa ao redor do mundo. O Instituto Butantã tem conduzido estudos para a utilização de IgY específico ao veneno de Bothrops, como uma alternativa ao soro anti-ofídico produzidos em cavalos (Araújo et al., 2010). Pesquisadores chineses publicaram um artigo recentemente onde utilizam IgY para purificação de epitopos de Plasmodiun falciparum candidatos à produção de vacinas (Qu et al., 2010). Em um estudo muito elegante, pesquisadores sintetizaram nanotubulos de carbono acoplados a IgY anti-HER2 específica e utilizaram este complexo no diagnóstico e terapia de tumores mamários (Xiao et al., 2009).



Não é à toa que empresas como Abcam, Promega e Sigma-Aldrich possuem centenas de anticorpos IgY contra vários alvos, bem como produtos relacionados a sua produção, purificação e conjugação. Em breve enviaremos um texto mais completo a ser publicado no SBI na Rede, com a intenção de difundir o uso desta ferramenta de ótimo custo-benefício aplicada à pesquisa em Imunologia.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: