BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cursos de Verão/Inverno para alunos de Iniciação Científica

Os cursos de verão e/ou inverno oferecidos por diferentes Departamentos e Programas de Pós-Graduação do País estão ganhando cada vez mais força. Eu particularmente sou muito favorável a essa idéia; essas atividades, além de divulgar os programas de Pós-Graduação e recrutar alunos interessados e com grande potencial, possibilitam oportunidades únicas para o treinamento de graduandos das diversas regiões do País. Aqui na FMRP todos os departamentos da área básica oferecem esses cursos de verão/inverno: Biologia Celular, Fisiologia e Farmacologia oferecem cursos de Verão. Imunologia e Bioquímica oferecem cursos de inverno. O resultado é fantástico! O entusiasmo dos jovens alunos interagindo e expandindo seus horizontes para um novo mundo de investigação cientifica recompensa todo o trabalho da comissão organizadora. O texto abaixo foi redigido pela aluna Elyara Soares, que está na comissão organizadora o Curso de Inverno do programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da FMRP. Vale a pena conferir e divulgar aos alunos iniciação cientifica.

Abraços, Dario.




O III Curso de Inverno em Imunologia será realizado entre os dias 19 a 30 de julho de 2010. O evento é organizado pelos alunos do programa e tem como objetivo fornecer conhecimentos em Imunologia, além de ampliar a visão dos conceitos imunológicos dos alunos de graduação nas áreas biológicas e da saúde. Por meio desta iniciativa, também ocorre a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada. Ao final do evento, esperamos contribuir para a formação profissional dos estudantes, além de identificar indivíduos com perfil voltado para a pesquisa científica, que é fundamental para o sucesso do nosso programa.
O curso será realizado em período integral e está dividido em módulos, teórico e prático, com duração total de duas semanas. A primeira parte será um Módulo teórico, onde serão ministradas aulas sobre temas atuais em Imunologia, que é importante para complementar o conhecimento imunológico dos estudantes. A segunda parte é composta por um Módulo prático, onde os alunos participarão de um estágio supervisionado nos laboratórios do programa. Nessa fase, terão a oportunidade de conhecer as linhas de pesquisa e as metodologias empregadas no laboratório para o qual foram selecionados.
Para a realização e organização deste evento contamos com a participação de alunos e professores do Programa de Pó-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, que estão à disposição para qualquer dúvida ou mais informações.

Comente com o Facebook :

8 comentários:

  1. Eu tive a oportunidade de participar do II Curso de Inverno em Imunologia e hoje faço parte do grupo de alunos da pós-graduação em Imunologia da FMRP. Posso dizer que esse curso foi fundamental para a minha decisão de ingressar no mestrado nesta instituição e neste programa.

    ResponderExcluir
  2. Wander R. Pavanelli20 de maio de 2010 às 08:29

    Tenho certeza de que essa iniciativa dos alunos, juntamente com os docentes do programa de Pós graduação em Imunologia básica e aplicada, é uma das melhores oportunidades que outros alunos, de outras instituições e localidades podem ter para conhecer a Pós, bem como dar início a um excelente caminho a seguir.

    ResponderExcluir
  3. Foi de muita significância pra minha vida acadêmica a participação no II Curso de Inverno de Imunologia da FMRP-USP realizado no ano passado, pois além aprender mais sobre a área, foi a oportunidade que tive para conhecer melhor a pós-graduação em Imunologia. Hoje sou mestrando desse programa graças a esse contato inicial no Curso de Inverno.

    ResponderExcluir
  4. Elyara Soares FMRP-USP-IBA20 de maio de 2010 às 11:35

    Que bom que vcs gostaram e que puderam aproveitar essa preciosa oportunidade.Agradeço os comentários e espero que todos continuem prestigiando o post.
    Att.

    ResponderExcluir
  5. Participei do II Curso junto com o Etori e o Micássio... Realmente foi uma oportunidade ímpar quando eu estava na graduação... Aprendi muito e fiz bons contatos!

    ResponderExcluir
  6. Também participei do II curso de Inverno de Imunologia da FMRP-USP.
    Realmente o curso é de excelente qualidade e foi decisivo na escolha para a Pós-Graduação.
    Aos graduandos recomendo, pois é uma oportunidade extraordinária de conhecer as linhas de pesquisa do departamento.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Lucas Baptista Fontanesi, sou aluno de mestrado do programa de neurologia do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP, estou dando inicio a organização do nosso primeiro curso de inverno em Neurociências,que será realizado em julho de 2011, gostaria de entrar em contato com a comissão de vcs, pois temos pouca experiência e seria de grande importancia a ajuda de sua comissão nos dando algumas dicas e conselhos. e-mail: fontanesi@usp.br

    ResponderExcluir
  8. Lucas, obrigado pelo interesse e parabens pela iniciativa. Vou enviar um e.mail pessoal a voce com sugestoes e contatos.
    Abs, Dario.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: