BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Edecio Neto e Neymar Junior




O que Edecio e Neymar têm em comum?
Ambos estão na lista das cem personalidades mais influentes do Brasil da revista Época. 
De resto, não conheço outras semelhanças. Sei que Neymar não faz ciência, mas não conheço as habilidades futebolísticas de Edécio.

Reproduzido 
Da Redação (comunicacao@iii.org.br | @INCTimunologia):
"O pesquisador do Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT) Edecio Cunha-Neto está na lista das cem personalidades mais influentes do Brasil da revista Época. O levantamento se refere ao ano de 2013 e foi publicado na edição desta semana (9/12).


O médico foi elencado por causa de sua vacina contra o vírus HIV – a HIVBr18. O estudo foi desenvolvido no país e já se encontra em fase de testes em macacos no Instituto Butantan.

O também professor da Universidade de São Paulo (USP) se diz feliz com o reconhecimento. “É muito bom ter o trabalho apreciado. No entanto, não perdemos o foco”, conta.

“Minha equipe e eu esperamos que o Brasil possa contribuir com o esforço mundial para encontrar uma vacina eficaz contra o HIV”, diz.

A listagem – criada em 2007 pelo título da editora Globo – é produzida anualmente, não apresenta um ranking e divide os cem nomes em quatro categorias: Líderes, Construtores, Artistas e Heróis.

Construtor
Cunha-Neto faz parte do segundo grupo e ganhou um texto assinado pelo também pesquisador do iii-INCT Esper Kallas.

Na nota, o médico infectologista ressalta os 14 anos de estudo do colega e lembra que o objetivo da vacina é estimular o sistema imune a combater o vírus de forma mais efetiva.

“Edecio trilhou grande parte de sua jornada cativando seus pares e estimulando jovens a seguir carreira científica”, pondera.

“Ainda não sabemos se sua vacina contra a Aids será eficaz, mas somente esforços como esse poderão criar meios para termos sucesso”, analisa. “A ciência brasileira precisa ser corajosa e ousada”, completa Kallas.

O investigador Edecio Cunha-Neto compartilha a nomeação com a presidente da República Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, o Ministro da Fazenda Guido Mantega, o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo Cardeal Dom Cláudio Hummes, o pesquisador Miguel Nicolelis, a física Marcia Barbosa, o fotógrafo Sebastião Salgado, o cantor Roberto Carlos, a übermodel Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e o jogador de futebol Neymar. >>>Veja a lista completa em http://goo.gl/NDJIst

Financial Times
A vacina de Cunha-Neto ganhou uma matéria no caderno especial Brazil: Innovation, Research & Development, do jornal Financial Times.

A reportagem Immunology: Vaccine Producers Flourish in Field Dominated by Multinationals, da jornalista Thalita Carrico, foi publicada em 22 de outubro e reconta a trajetória da HIVBr18. Leia a matéria em http://goo.gl/iA0paz


LEGENDA & CRÉDITO DA IMAGEM: Pesquisador Edecio Cunha-Neto ministra palestra em encontro de INCTs/Roberto Assem/INCITO INCT"

Do www.iii.org.br

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Parabéns ao amigo e companheiro de diretoria da SBI pelo merecido reconhecimento pelo esforço, competência e trabalho persistente que demonstra a dimensão da nossa imunologia.

    ResponderExcluir
  2. O cabra e' craque, e uma grande figura humana. Grande abraco Edecio, voce merece estar na lista. xo Mantega

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: