BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

Terapia celular: quem sou eu?



Em meu consultório médico de psiquiatria passa alguns subtipos de células. Lembro-me bem de um paciente chamado NK que diz ter lembranças horríveis do passado. Que curioso! Elas tem memória (Blog)! Achei no início que ela era hiperativa, mas depois desisti dessa hipótese porque essas células são concentradas e detalhistas. Por exemplo: vírus e células tumorais inibem MHCI para escapar das células TCD8, mas as NK reconhecem essas células que não tem MHCI e são ativadas para eliminá-las. E por falar em matar, esses dias a TCD8 me falou que é viciada em matar, porém as TCD8 são muito dependentes das TCD4. Diante disso, as TCD8 se sentem as vezes impotentes e também passaram por aqui procurando algum tipo de terapia celular. Tem ainda as células que tem TOC chamadas de T reguladoras, as quais são viciadas por controle, regulam vários subtipos celulares favorecendo o crescimento do tumor. Hoje não aguentava mais estudar esse mundo celular, daí peguei meus artigos, meu copo de café e ia, realmente ia pra casa.....
Alguém entra em meu consultório silenciosamente. Assustei, olhei em volta e agitada perguntei:
GK : -  Macrófago???? Você seria um macrófago? Me deixou em dúvida. Você tem horário hoje? CCL2 não me falou nada!
Célula: -Errou, não sou o macrófago, pois não tenho F480, mas sou CD11b high. Quero morreerrrrr!!!!!!! Nem você sabe quem sou eu...
GK: - É que com esse monte de marcador eu fico confusa mesmo, as vezes. Então, você é um neutrófilo ou uma dendrítica?
Célula: - Não! Graças a Santa Medula Óssea eu tenho MHCII, porém sou negativo pra CD11c. Então não sou neutrófilo e nem dendrítica.
GK: - Nossa! Mas você é Ly6G ou Ly6C certo?
Célula: -  Sim as vezes sou monocítica (Ly6C), e por isso no início da nossa conversa você achou que eu era um macrófago, e as vezes granulocíticas (Ly6G). Vou te dar uma última chance para ver se você sabe quem eu sou! Fui descoberta no modelo de tumor.
GK: Ahhhh sei quem é você: é a MDSC.
Célula: Ahhh Finalmente, me sinto melhor agora!
GK: - E o que você quer? Estou com pressa porque IL-8 marcou um horário para os neutrófilos bem cedo. São os primeiros na minha agenda. Ele tá com uma história que vai ser conhecido como neutrófilo aranha, devido as NETs.
Célula: - Ahhh, os neutrófilos se acham. São apressados e estressados. Enfim, mas vim até aqui porque preciso de sua opinião sobre mim. Não sou comum e muitos não acreditam em mim. Precisava desabafar!!!! Sou um vilão no tumor e tem imunologistas no mundo todo que querem me matar, mas me sinto melhor por saber que posso ter seu apoio. Quem sou eu????? 
GK: - Calma se concentra! Lógico que você sabe quem é! Você é uma célula supressora. CD11b+ , Ly6G ou LY6C, CD11c-, F480- e MHCII+. Tudo bem que você piora o modelo de tumor inibindo NK, porém você melhora a artrite (Fujii et al., 2013). Nessa doença você foi forte e foi capaz de lutar e vencer a Th17 e também a Th1 e, consequentemente, melhorou a artrite induzida por colágeno em camundongos. Você até induziu IL-10 e diminuiu a proliferação de linfócitos. Fique tranquila, você existe! Eu sei e estou vendo aqui na minha frente. A imunologia é assim, todos os dias caracteriza-se novas funções e diferentes células. E que bom, porque conhecer cada célula e atendê-las aqui em meu consultório é um prazer enorme, porque gera conhecimento e posso entender melhor como cada uma de vocês atuam.

Post de Grace K. Silva (Pós-Doc) FMRP-IBA


Comente com o Facebook :

6 comentários:

  1. Belo post Grace! Divertido e informativo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Grace! Em outro divã ela disse que expressa receptor para PGE2 (EP2), insinuando que a PGE2 media a sua indução. Ela disse algo sobre CD80, mas não dei muita bola, só pensava nas prostaglandinas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Professor Pinge. Essa célula ainda precisa ser muito estudada. Bem colocado e interessante essa questão das PGE2, porque é uma molécula chave na biologia da MDSCS. A PGE2 promove o desenvolvimento de MDSC e recruta esse subtipo celular para o ambiente do tumor, portanto a PGE2 até podia ter marcado o horário da MDSC de tão importante que ela é para o desenvolvimento desse curioso subtipo celular. A PGE2 pode ainda ser um dos responsáveis pela indução de IDO, INOS e arginase nesse tipo de célula. Muito boa colocação professor!!!

      Excluir
  3. Treeem, como sempre você consegue transmitir conceitos de Imunologia de forma divertida e descontraída. Parabéns. Adorei.

    Natália Ketelut
    Mestranda IBA/FMRP-USP

    ResponderExcluir
  4. Caramba! E depois tem gente que acha que a Imunologia não pode ser divertida! Vou passar esse post pros meus alunos! rs Parabéns pela criatividade e raciocínio! Precisamos de mais posts e textos assim pra ajudar a divulgação da ciência e da imuno.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: