BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Journal Club IBA: A saga da TH17


Em 2005, na mesma edição da Nature Imunnology, Heon Park e Laurie Harrington publicaram trabalhos separados que dariam início a Saga da TH17. De lá pra cá muitas descobertas foram feitas em relação aos fatores polarizantes, regulador master, citocinas produzidas e papel desempenhado por essas células. As evidências fortaleceram o conhecimento e as células TH17 'ganharam adeptos.
Baseado nas observações de que (1): o TGF-beta atua na diferenciação de células TH17 e Tregs; (2) essa citocina está presente no timo durante a diferenciação de células Treg naturais; e (3): existem células que, enquanto timócitos, já adquirem a capacidade de produzir IL-17 e saem pra periferia como células efetoras, como é o caso dos linfócitos T gamma-delta e iNKTs, surge a questão: Será que linfócitos T CD4+ também não teriam a capacidade de produzirem IL-17 desde seu desenvolvimento no timo, em outras palavras, será que existem células TH17 naturais (nTH17)? Essa questão abriu caminho para a segunda etapa da saga, iniciada em 2009 e continuada em 2011. Benjamim Marks e colaboradores mostraram num trabalho elegantérrimo, diga-se por passagem, que existem células CD4+IL-17+RORgammat+IL-23R+IL-22+CCR6+ICOS+CD44+, cujo desenvolvimento acontece  no timo de maneira dependente de IL-6 e TGF-beta. Posteriormente, Jiyeon Kim e colaboradores mostraram que essas células possuem TCR pouco variável (predominantemente Vbeta3) e que sua diferenciação depende de MHC-II expresso  na superfície de células mTCEs e cTECs.
A partir daí surgiu mais uma questão: Qual(is) seria(m) a(s) via(s) de sinalização(ões) que levaria(m) o desenvolvimento de células nTH17? Outro trabalho de Jiyeon Kim e colaboradores (2013), vem pra completar a trilogia. Eles mostraram que células TH17 induzidas (iTH17) e nTH17 usam vias de sinalização diferentes para sua diferenciação (Fig. 1). As nTH17 possuem fosforilação constitutiva da Akt na serina 473 via sinalização mTORC2, ativada durante o processo de desenvolvimento. Uma vez ativada, Akt fosforila as proteínas Foxo 1 e Foxo3, mecanismo necessário para permitir o desenvolvimento de nTh17 e a inibição da diferenciação de Treg. Por outro lado, as células iTh17 precisam da ativação de mTORC1, via ativação da Akt2. Essa ativação de mTORC1 vai ser importante para a expressão do fator induzível de hipoxia, HIF-1alpha, o qual será necessário para ativar a expressão de Rorgamma-t e Il17. Em resumo, o artigo de Kim et al., 2013 vem mostrar que as populações nTh17 e iTh17 ativam vias de sinalização distintas durante seu processo de desenvolvimento, sendo que as células nTh17 usam a via de ativação mTORC2-Akt-Foxo, entanto que as iTh17 ativam a via de sinalização Akt2-mTORC1-HIF-1alpha.
Bem, esse é o apurado de 8 anos de pesquisa, mas com certeza a saga continua...


Figura 1: Vias de sinalização induzidas na diferenciação de células TH17 induzidas e naturais.

Post de Manuela Sales e Annie Piñeiros (FMRP-IBA).


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: