BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 2 de abril de 2013

O que falta no Portal Periódicos da CAPES?



Colegas,

hoje estou dedicando algumas linhas ao que julgo ser um post de utilidade pública.

O Portal Periódicos da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br) é a maior portal online de base de dados do mundo todo, contendo mais de 30 mil periódicos nacionais e internacionais. Além dos journals, o Portal contém enciclopédias, acervos digitais de imagens, acesso ao conteúdo ISI (Web of Knowledge, Web of Science, Journal Citation Reports), dentre outras ferramentas preciosas. É inegável sua utilidade no nosso cotidiano, uma vez que facilita imensamente o trabalho de pesquisa bibliográfica, bem como a democratização das informações lá contidas. É também verdade que o acesso é vedado as instituições públicas de ensino, mas acredito que tal medida é justificada para proteger o investimento do MEC/CAPES de várias centenas de milhões de dólares por ano.  

Contudo, devo dizer que fico um pouco perplexo quanto a ausência de alguns journals da nossa área. Frequentemente, tenho que pedir aos colegas paulistas que me enviem alguns artigos que não consigo acesso por meio do Portal. Eles possuem tal acesso pois a Fapesp, suas Universidades ou seus cursos de pós-graduação pagam tais periódicos a parte. Como exemplo, publiquei um artigo em 2010 na Immunology and Cell Biology, uma revista do grupo Nature. Sempre que me solicitam o artigo, ou quando preciso rever os resultados, só conto com o PDF do Galley Proof (versão provisória, com erros). Há obviamente casos mais notórios, como o JI ou Infection and Immunity, os quais temos acesso só depois que as editoras liberam o conteúdo para o público em geral (6 meses a 1 ano)... como nossa área requer informações sempre muito novas, acredito que tal atraso no acesso as informações é muito ruim para a nossa comunidade.

Neste sentido, gostaria de propor que listemos as revistas que não possuímos acesso e que seriam importantes aos nossos grupos. São colaboradores aqui no blog o Coordenador e Vice-coordenador da área de Ciências Biológicas III da CAPES - João Santana e Roque Almeida - e me encarregarei de escrever um ofício representando a nossa opinião para eles, solicitando encaminhamento de tais aquisições.

Minhas sugestões:

- The Journal of Immunology 
- Infection and Immunity
- Immunology and Cell Biology
- Cell Host & Microbe

E as suas sugestões? Escreva aí nos comentários.... 
O deadline para sugestões vai até o próximo dia 10/04. 

Abraços, Tiago.


Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa. É realmente vergonhoso grandes instituições que dependem somente do Portal Capes para acessar periódicos (pois não possuem uma fundação de amparo organizada, como a FAPERJ) não ter acesso a importantes revistas científicas. Não sou da área de imunologia, trabalho com taxonomia e sistemática, e gostaria de sugerir algumas revistas que ainda não temos acesso (listo aqui as que me lembrei agora, existem outras):
    Zootaxa
    Zoologischer Anzeiger
    Zoologica (antiga Zoologica Stuttart)


    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Caros, para obter acesso a tais revistas é necessário que alguém sugira tais nomes à CAPES (normalmente via coordenador de área). As revistas apontadas pelo Dr. Tiago já foram sugeridas para a CAPES, mas as Revistas só fazem a negociação de forma independente, não em bloco como as outras. É caríssimo, mas estamos envidando esforços para que tais revistas venham a ser incorporadas no portal.
    Notem, as instituições com pós-graduação tem acesso ao portal.

    ResponderExcluir
  3. Maria Bellio - UFRJ3 de abril de 2013 às 09:57

    Apoiadíssimo: JI e Cell Host&Micr. não podem ficar de fora do Portal!
    A FAPERJ que eu saiba não assina o acesso a nenhuma revista e a UFRJ já o fez muitos anos atrás, não mais.
    Portanto, nós da maior Universidade federal do pais tb não temos acesso a estas revistas.
    Quanto ao caríssimo, caro João, tudo é relativo: mais caro do q a viagem da comitiva presidencial p/ver o papa??
    Bjs,
    Maria.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: