BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Avaliação dos pesquisadores do CNPq na área de Imunologia

No período de 1 a 5 de abril de 2013 o CNPq realizou uma análise comparativa de todos os pesquisadores bolsistas de produtividade da área de Imunologia.

Nos dois primeiros dias houve reuniões preparatórias com apresentações de diversos representantes do governo que expressaram o espírito das futuras avaliações do CNPq.

Durante estas apresentações houve ampla possibilidade para que todos os 400 assessores dos CA pudessem expressar livremente seus pontos de vistas. Estes foram anotados e serão objetos de estudo para possível implementação pelo CNPq.

Um resumo destas reuniões pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/955147

A avaliação do CA de Imunologia obedeceu às normas estabelecidas e publicadas pelo CNPq na sua página oficial. A produtividade de um total de 155 pesquisadores foi analisada. Os membros do CA procuraram garantir que os critérios de qualidade da produção científica de cada pesquisador fosse o fator determinante dessa avaliação tentando inclusive acompanhar as discussões e diretrizes mencionadas na reunião preparatória a essa avaliação realizada nos dias 1 e 2 de abril.

Neste sentido, priorizamos a qualidade da produção do pesquisador como autor principal dos seus trabalhos nos últimos cinco anos levando ainda em consideração os demais critérios de avaliação utilizados pelo CA para bolsas de pesquisador tais como formação de recursos humanos, linhas de pesquisa estabelecidas, etc.

Essa avaliação permitiu concluir que 14 pesquisadores poderiam se localizar em faixa superior de classificação. Esta lista de pesquisadores foi encaminhada ao CNPq.

Infelizmente não pudemos indicar mais nenhum pesquisador para a Faixa PQ1A, pois a nossa cota já está completa. Entretanto, é importante ressaltar que em muitos casos os pesquisadores PQ1B apresentam uma produtividade compatível com os pesquisadores PQ1A. Desta forma consideramos que o status PQ1B em geral pode ser considerado como semelhante ao PQ1A.   

O CNPq de posse desta lista tentará conseguir recursos para que os pesquisadores possam ser de fato promovidos.

Atenciosamente,

CA de Imunologia do CNPq

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Prezados pesquisadores,

    O link acima está entrando numa outra notícia.

    Por favor tentem o link abaixo ou entrem na página principal do CNPq.

    http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/955147

    Atenciosamente,

    CA de Imunologia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. Muito estimulante. O incentivo à qualidade deve ser prioridade !!! Mas o que é que nos falta para ter qualidade? Inteligência não é!! Criatividade tampouco !!! Fica a pergunta...

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo como fatores limitantes acesso rápido a reagentes, problemas graves de infraestrutura, importação sempre difícil (cara, demorada e burocrática)..entre outros. A maioria dos pesquisadores faz ciência em função das ferramentas que tem à mão .. quando deveria ser a pergunta a gerar a busca pela ferramenta.. enfim... apenas uma reflexão..

    ResponderExcluir
  4. Curioso que o comunicado acima só se dirige aos pesquisadores 1A e 1B... e os demais (1C, 1D, 2)? Não merecem atenção dos membros do CA?

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: