BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Animação para divulgação de resultados

Uberlândia - Conforme conversamos aqui no SBlogI em agosto do ano passado, fui pego de surpresa com a requisição do CNPq por um vídeo de divulgação dos resultados gerados mediante o financiamento concedido. Diga-se de passagem, foi uma 'surpresa boa', uma vez que acredito que devemos sim traduzir os nossos achados para o público em geral.

Após escrever aquele post e iluminado pelos belos resultados gráficos da Cell, resolvemos desenvolver uma atividade semelhante com os nossos alunos de pós-graduação e iniciação científica. O desafio era teoricamente simples: criar uma animação-base, do zero, para contextualizar uma de nossas linhas de pesquisa, no caso, a relação entre o protozoário Neospora caninum e seu hospedeiro preferencial, os bovinos. A idéia é criarmos uma nova versão da animação para cada tese/dissertação defendida, então precisaríamos ter a flexibilidade para adicionar novos quadros a medida que avançamos com as nossas pesquisas sobre esta interação. 

O 'problema' que os alunos tiveram para resolver ao longo dos últimos 6 meses foi explicar os pormenores desta interação para o nosso designer gráfico Diogo Camilo, que não tem formação alguma na área biológica. Foi muito interessante observar como, a cada versão da animação, a 'história' foi ganhando corpo.

A título de informação, adicionamos a seguinte descrição para o vídeo: "A animação ilustra a interação parasito-hospedeiro entre o protozoário Neospora caninum e os bovinos, estando disposto nesta versão a quebra de latência do parasito, sua interconversão de estágio de bradizoítas para taquizoítas, adesão e invasão de novas células do hospedeiro, caracterizando a reativação da infecçãoEste vídeo tem como a intenção divulgar ao público em geral uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Imunoparasitologia "Dr. Mário Endzfelds Camargo", ICBIM/UFU (LIP-MEC/UFU), sendo que novas versões serão elaboradas mediante os avanços científicos obtidos pelos membros do laboratório. A animação foi desenvolvida por pós-graduandos e alunos de iniciação científica do LIP-MEC/UFU, juntamente com o designer Diogo Camilo, por meio de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)."

Espero que gostem!
Abraços e até fevereiro.

Tiago.



Comente com o Facebook :

19 comentários:

  1. Muito legal o vídeo! parabéns à equipe! Gostei da ênfase da 'reboladinha' do neospora pra entrar na célula. Não podia faltar né Tiago? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pessoal da UFU. Ficou muito bom, que orgulho. Se puder sugerir, nos próximos adicionem alguma informação na animação (p.ex. bradizoíto/cisto tecidual), enfim ficou muito legal. É isso ai, e já que conclui o meu tempo com vocês, digo-lhes como ouvia meu saudoso avô dizer quando ele passava perto de algo atraente: "olhar com os olhas e lamber com a testa"... grande abraço (como seria se fossem IgY? rsrssr)

    ResponderExcluir
  3. Hahaha o tema do Globo Rural como plano de fundo foi excelente.....

    Essa é uma iniciativa excelente Tiago. O Howard Hughes Medical Institute tem feito isso há algum tempo e é responsável pela criação das melhores animações que já vi.

    Essa é uma delas: http://www.youtube.com/watch?v=RqRuSwZey_U

    Vc acaba de demonstrar algo que eu já imaginava: temos todo o potencial para produzir material de igual ou melhor qualidade.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com comentário, agradeço a todos que gostaram do vídeo, foi um campo novo e comecei tudo do zero.
      Investirei mais em tecnologia e hardware para "olhar com os olhas e lamber com a testa" como se diz o avô do Alvaro rs.

      Excluir
  4. Ótimo vídeo, Tiago! Parabéns ao pessoal do laboratório!
    Uma boa ferramenta para as aulas de Imunologia!

    ResponderExcluir
  5. concordo em genero, numero e grau com Bernardo. Parabens Tiago, manda por favor o email de Diogo.
    E concordo, claro, com Manuela. Agora, explica se esse rebolation e' real ou fruto de tua imaginacao?
    Parabens de novo e um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio tudo bem?
      Obrigado pelas considerações, é emocionante e empolgante, saber que gostam do meu trabalho.
      É por essas e outras que eu AMO o que faço, e pretendo cada dia buscar superações e desafios, o prêmio é o reconhecimento, agradeço a todos, muito OBRIGADO!!!

      Meu e-mail é diogo.camilo@gmail.com

      Excluir
  6. Colegas,
    obrigado pelos elogios… confesso que fiquei orgulhoso do resultado. Aguardem os próximos capítulos!

    Respostas (em tópicos):

    - Manu e Sérgio: a 'reboladinha' existe e é chamada de gliding motility - recomendo: http://www.youtube.com/watch?v=5qHNoTZMz6w

    - Alvaro: vc concluiu seu doutorado, mas o lab sempre estará aberto para você. Se provar para mim que suas IgY protegem contra a infeção, prometo que faremos uma versão do vídeo para você.

    - Bernardo: a música (Almir Sater - Luzeiro) combina com o tema rural, não? Fiz 5 anos de Veterinária e era obrigado a ouvir sertanejo/moda de viola todo dia. Pensei em algo diferente, mas fiquei com medo de assustar a 'audiência'… http://www.youtube.com/watch?v=CSvFpBOe8eY

    - Aline e Álvaro: Certamente iremos melhorar a animação e deixá-la mais didática ao longo do tempo. A sugestão do Bernardo será valiosa neste sentido…

    Abraços a todos,
    Tiago.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Shimizu Bassi24 de janeiro de 2013 às 21:22

    Muito bom o vídeo. Parabéns
    Gostaria de saber qual software foi utilizado, ou se o mesmo foi produzida pela própria UFU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      contratamos o serviço do Diogo, que é externo a UFU. Não saberia te dizer os nomes dos softwares utilizados, mas posso te passar o contato, OK?
      Abs

      Excluir
    2. O software utilizado foi o Maya, mesmo software utilizado no filme "Senhor dos Anéis" porem com uma questão de hardware mais limitada rs, estou fazendo upgrade do equipamento para um trabalho show, que agrade os olhos de quem vê!

      Excluir
  8. E não é que ovídeo saiu mesmo? Com reboladinha e tudo! Ótimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, se você se comportar, fazemos uma versão para você também...

      Excluir
    2. Combinado! Senti falta de uns Nod reconhecendo o parasito mesmo! rsrs

      Excluir
  9. Gostei bastante do video. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Tiago muito mesmo..... Você poderia me passar o software utilizado? Gosto muito dessas coisas didáticas.

    ResponderExcluir
  11. Priscila e Grace, obrigado.
    Grace, contratamos o serviço do Diogo Camilo para o vídeo. Ele colocou nas respostas acima o nome do software e email dele, OK?

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: