BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A dor e delicia de ser um pos-doc

-->


Ser um pos-doc não o é a mais fácil das profissões. Espere lá, pos-doc não é profissão. É uma fase, é temporário, vai passar, como um resfriado insistente. Aliás, o que então significa ser um pos-doutorando?


O dicionário nos explica: “postdoctoral: of, relating to, or denoting research undertaken after the completion of doctoral research”. Agora sim. Não somos aluno, não somos professores. Será que somos um profissional sem terra, sem direitos, sem profissão?


O fato é que em 2008, as estimativas mostravam que 89.000 pessoas resolveram seguir os caminhos da ciência só nos EUA, e vai saber quantos outros no Brasil. Muitas e muitas pessoas com completa lealdade a seu trabalho.  


Então, como um pos-doc que sou ou que estou, sempre senti muita necessidade de escrever sobre as nossas perspectivas neste blog. Ainda que ser pos-doc seja apenas temporário, somos qualificados e necessários demais para não recebermos devida atenção.

De acordo com o National Pos-doctoral Association, “um nível apropriado de compensação, plano de saúde, e outros benefícios deveriam ser garantidos, independente da origem da instituição financeira que auxilia o pos-doc.  

Damos vida aos projetos, fazemos a máquina andar, guiamos outros alunos, somos de certa forma o futuro da ciência. Será então que não poderiamos ter um pouco mais de direitos no Brasil? Como pelo menos o direito de nunca ter o salário atrasado? Com mais e mais pessoas buscando fazer doutorado e pos-doutorado no Brasil ou no exterior, eu espero que o nosso país seja capaz de reconhecer e absorver nossos brilhantes e bravos profissionais a maneira que deve ser. Afinal, as frustracoes de um pos-doc poderiam ficar limitadas apenas aos resultados negativos dos experimentos. 





Fontes: http://www.nationalpostdoc.org

Comente com o Facebook :

3 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: